Enfim, não sei se é uma ideia tão boa usar o BTC para isso já que temos opções melhores como o ETH para essa prática de emitir um novo ativo em uma blockchain.. todavia é legal saber que existe a possibilidade.
Não acredito que o ETH seja um solução melhor para o caso do USDT. Velocidade de transação e preço não é tudo, ainda mais quando o ativo é usado basicamente offchain (em exchanges).
A rede do bitcoin ainda é mais segura contra um ataque 51% e outros tipos de problemas, como um exploit em smartcontract ou uma coisa assim (por ser Turing Complete a rede do ethereum é mais suscetível a ataques de diferentes tipos). Já que o USDT não precisa de nenhum grande recurso, ele pode rodar em uma rede mais simples.
Então, como a maioria dos USDT devem estar em exchanges, a questão da segurança já vai por água..
O bom do Ethereum é que se der problema num ativo tão grande, eles fazem um rollback na blockchain
O que eles acertaram é deixar as 3 opções(BTC, ETH, TRON), ao invés de desistir de uma rede específica.. ai o usuário pode escolher qual blockchain utilizar.
A comunidade já se expressou, ETH é mais fácil de utilizar.. comparação de txs de USDT nas duas redes, Ethereum já está sendo mais usada:
eu acho bom utilizar altcoins, já tira um peso, IMO desnecessário, da rede BTC.
edit: comparação de taxa de saque da Binance.. para quem move pequenos saldos, ou faz várias movimentações, é ótimo ter essas 2 opções.
Talvez o tópico de uma das primeiras stable coins (se não a primeira :-)) ajude com algumas informações:
https://bitcointalksearch.org/topic/beta-test-colored-coins-1-brl-1-real-824110no caso do BRL, o risco era muito grande para os emissores e decidimos não continuar com o projeto, mas é tecnicamente viável e funciona bem... basicamente a transação é marcada como você mencionou via OP_RETURN e esses tokens podem ser transacionados representando algum outro ativo. A qualquer momento eles podem ser "descoloridos" e usados normalmente novamente.
Muito legal @Adriano!
imagino quantos tópicos bons e antigos tem perdidos por aqui..
vou aproveitar a fazer umas perguntas.. o que aconteceu com a coinprism? e com os ativos que foram emitidos através dela?
qual a diferença entre um protocolo e outro? OMNI, coinprism, counterparty, etc..