Há fatores bons e ruins..
Já vi casos onde o site era hackeado e os golpistas roubaram milhões do projeto (CDT - CoinDash - e se não me engano, depois devolveram lol), então uma exchange servindo como um "portal" ajuda na segurança.. Quanto aos casos de phishing, acredito que ainda acontecerá..
Quanto ao separar o joio do trigo.. não sei até que ponto esses projetos são melhores do que alguns projetos que foram financiados pelo
modo antigo, porém é mais seguro do que confiar num simples KYC do IcoBench por exemplo (que era o
sistema mais avançado que tínhamos em segurança), mesmo assim os projetos que eram golpe ou fracos já haviam perdido a força em termos de arrecadação há tempos e os unicórnios receberiam dinheiro de qualquer jeito, quem não investiria na ICO do Telegram? ou do BitTorrent?
A grande palhaçada é que esses IEOs servem apenas para aumentar o preço dos tokens de exchanges (BNB, KCS, HT, etc) e como comentei em outro tópico: a criação da blockchain da Binance(+o Launchpad) vai matar o ETH.. E muitas pessoas (acredito que a maioria) vai investir pelo hype, sendo assim o projeto atinge o hardcap, já está listado numa exchange grande no dia 1, cria-se FOMO e a negociação de tais tokens já começa num topo que logo virará uma corrida de ursos, podem conferir o gráfico do BTT e da FET por exemplo..
Quem ganha com isso? A exchange com seu token valorizando e os projetos com um grande marketing e listagem. Pro investidor apenas um pouco de segurança..
Minha maior crítica é o uso dos tokens próprios.. Seria legal se o usuário pudesse investir com qualquer moeda que estivesse listada na exchange
edit: