Entendi, pelo que estou acompanhando não vai atingir 95% e vai continuar da maneira que está, apesar de que ainda há um bom tempo para que seja atingido. Não sei até que ponto é vantagem ou se tem alguma uma moeda como BTC depender tanto assim dos mineradores.
Originalmente, a ideia era que qualquer pessoa minerasse com seu proprio PC. Ai surgiram os mineradores pra GPU e o proprio satoshi nakamoto pediu pro pessoal pra não usá-los pra não centralizar o sistema. Ai surgiram as pools... Ai as ASICs... e ai foi tudo de vez pro espaço e a rede que deveria ser descentralizada ficou centralizada nas grandes pools.
Pois é, talvez se o satoshi tivesse feito um fork pra impedir as asics no início não teria esse problema hoje, mas quem iria imaginar né, que iria valorizar como valorizou e que isso iria virar uma atividade tão industrializada assim. É uma pena.
Não existe um fork que impeça ASICs. Isso é lenda. Se valorizar o suficiente, se torna rentável produzir ASIC em massa. O problema das ASICs é o custo de projeto. Depois de pronto o projeto, o preço de produção é ridiculamente baixo. Você pode aumentar o custo de projeto o quanto quiser, sempre vai chegar num ponto onde será rentável produzí-las. O bitcoin chegou num ponto onde, não importa o algoritmo, será semrpe rentável fazer uma ASIC.
Veja o caso da DASH. O X11 era pensado pra evitar ASICs, mas bastou valorizar o suficiente e pimba... ASIC pra ele.
Espere a ethereum valer a pena com ASICs (ou pelo menos sistemas hibridos de ASIC/GPU, que é o mais provável) e vão surgir ASICs pra ETH.
Sério mesmo
Eu achei que seria possível criar um algoritmo que fosse possível minerar apenas de uma maneira, tipo a magi (xmg) que é minerada apenas por cpu, achei que talvez fosse possível limitar o hashrate de um miner de alguma maneira para que não fosse rentável construir uma asic... Enfim, então a dependência dos mineradores sempre vai continuar.
A limitação do magi impede seu uso em GPU, mas não em ASIC. Mesma coisa, espere ser rentável produzir em massa e verá as ASICs surgirem.