A empresa é privada ou publica?
Se for privada, não podem obrigar todo o mundo a se inscrever neles. E que garantia haveria que eles não iriam usar esses dados sem autorização?
Se for publica, não podem partilhar com terceiros, para evitar violação de privacidade. Deixava de ser eficiente.
Imagino que deveria ser privada e a sua adoção jamais poderia ser obrigatória.
Mas imagine a seguinte situação:
Cidadão "fulano" quer abrir uma conta bancária digital por um desses apps, então o banco fala: a partir de agora, só aceitamos cliente em que possamos realizar o KYC com base nas informações da empresa X.
Essa empresa X, que é quem faz a coleta de biometria e informações das pessoas, não vai cobrar nada do "fulano", pois o valor mais precioso dela é os dados que ela coleta... com base nesses dados ela irá vender validações para empresas interessadas.
Sobre segurança, eu acredito que é MUITO mais seguro termos elas centralizadas na empresa X, que é especialista nisso, possui trocentos protocolos de segurança (e realmente aplicam eles) do que termos que enviar documentos e selfies para tudo quanto é empresa que nos solicita KYC.
Para isso, alguma "entidade central" que pode ser pública, deve criar protocolos de segurança e realmente fiscalizar essas empresas, de forma que não seja "qualquer uma" que possa coletar nossos dados.
Agora o problema... monopólio de informações, certamente teria que ter mais do que uma ou duas empresas onde possamos fazer essa coleta de biometria, do contrário elas poderiam cobrar caro pelas validações e o custo seria inviável para muitas empresas, que simplesmente connituariam no KYC tradicional.
Não sei se vocÊs sabem, mas o Serasa foi responsável pelo que consideram um dos maiores vazamento de dados do Brasil. Dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas já falecidas vazaram. E não foi um simples email e telefone. Foi DADO PRA CARAMBA:
~snip~
Acho que no final as intituições publicas são os maiores provedores de dados pra deepweb de todos
Concordo contigo que a maioria das informações vazadas são provenientes de órgãos públicos, mas o Serasa não é um órgão público.
De toda forma, reforço o que eu disse.... acho mais perigoso ter meus dados espalhados em várias empresas do que manter eles em uma única.