Então quer dizer, que se um NFT ocupar 10k sats, eu nunca poderei enviar esses 10k sats para outro utilizador a menos que queira que ele fique com o NFT?
Cada NFT (ordinal) ocupa apenas 1 satoshi. Não sei exatamente como tudo funciona na prática, mas acredito que você possa gerenciar os seus UTXOs para garantir que não vai acabar gastanto esse sat especifico. Talvez você consiga até gastar o UTXO até que chegue no indice do sat especifico, mas por conta das regras de dust, você nunca vai conseguir isolar ele em um UTXO com exatos 1 sat.
Bem, isso só vai fazer com que exista menos BTC disponível no mercado, porque todo o sat que for cunhado com NFT, irá deixar de circular ou irá circular muito pontualmente. É melhor mesmo criar um carteira para cada NFT para evitar correr riscos.
Isso se todo mundo se importar com os ordinals, claro.
Algumas carteiras já permitem congelar os seus UTXOs (até a Electrum), então não precisa necessariamente de outra carteira.
O tutorial apenas explica como criar uma carteira e obter os UTXOs. E indica muitos contrapontos, acho que não vi um tutorial com tantos alertas como esse.
Mas, como é que depois a pessoa regista o tal NFT, usando uma imagem ou algo do género?
O processo realmente não é nada amigável...
Por enquanto tá mais para um experimento.
Outra questão que tive, isso não irá começar a ocupar muito espaço nos blocos?
Já está... tanto que a maior tx da rede já é de um ordinal.