Esse eu não conhecia. E será que incide os juros MALÉFICOS que os bancos cobram de seus devedores também incide sobre o que eles mesmo devem para todos?
Mas isso acontece no mundo todo. Os governos historicamente sempre salvam os bancos, pq quando os bancos quebram a economia vai junto no curto prazo, e nenhum politico quer isso.
Basta ver o bloco 1 do bitcoin:
(Chanceler à beira de um segundo resgate para bancos)
Não... É ai que os bancos ganham dinheiro. Cobram 3% de juros, mas depois só pagam 1%. E quanto mais aumentar o juro para a divida do banco, mas o banco aumenta o juro para quem é devedor. Eles vão ganhar a % que ficam entre as duas.
Olha por exemplo na Europa, as taxas de juros tem vindo a aumentar, mas os bancos quase não mexeram nas taxas de juro das contas a prazo. Ou seja, eu pago 3% juro da minha divida ao banco, mas só "recebo" 0.01% do dinheiro que tenho lá guardado.
Tem algumas coisas aí.
O Banco também pega emprestado, e ninguem é amigo na hora de emprestar dinheiro. Os juros estão altos no mundo todo, e eu empresto dinheiro para bancos grandes por 13,14 e até 16% ao ano no Brasil. Certamente ai na europa voce deve ter a possibilidade de emprestar dinheiro na faixa de 3 a 5% se pesquisar também (se deixar 5-10 anos sem liquidez por exemplo. Afinal sua divida tb deve ser longa, tem q remunerar bem o credor)
Você só está do lado errado da mesa. Isso que o kiyosaki ensina, por exemplo. Ou seja, é bom voce se esforçar ao máximo para quitar sua divida e começar a emprestar em vez de pegar emprestado.
Por outro lado, o banco também toma calote. Ele aumenta a taxa de juros de quem rola a dívida, ou de quem tem menor capacidade de pagamento, pois assim que as coisas funcionam.
O BRK, que quebrou recentemente no Brasil, pegava emprestimos a taxas muito altas, e por isso muita gente foi pega de surpresa nessa quebra. Esperavam ganhar la 18% ao ano em vez de 13 a 15 e tomaram calote.
Normal. Isso que o banco pensa quando vai emprestar para uma pessoa com pequena capacidade de pagamento. Quem pega emprestado precisa pagar muito, senão melhor o banco emprestar pro governo ou pra uma empresa que vai pagar "muito provavelmente"