Author

Topic: OS RISCOS DAS CDBC (Read 70 times)

jr. member
Activity: 103
Merit: 6
August 02, 2023, 09:26:21 AM
#4
CDBC é o fim da privacidade e soberania do indivíduo. É o sonho molhado de qualquer ditador, controlar o seu bolso. Porém, eu acredito que é o inicio da massa, a grande parte da população conhecer o BTC. Pessoas irão sofrer com a falta de privacidade e verá no BTC seu porto seguro para a segurança.
legendary
Activity: 1610
Merit: 4442
**In BTC since 2013**
December 19, 2022, 04:38:48 PM
#3
Eu acho que as CDBC vão ter vai acabar por ser mais usado para investir/comprar "certificados do tesouro" ou equivalente.

Ou seja, uma forma de maior receita por parte do Estado, não dependendo de terceiros para nada, e um maior ganho para os investidores. Por sua vez, os ganhos ficam em CDBC que servirão para reinvestimento, ou eventualmente pagamentos por essa via, nos comerciantes que aceitarem.

Por isso achar, que pelo menos nos primeiros anos, o foco será mais esse e não tanto a parte comercial.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
December 19, 2022, 07:19:49 AM
#2
Que opinião vocês possuem sobre as cdbc?

Os dois riscos imediatos são a privacidade (reduzida nas cbdc) e o impacto na economia da remoção dos bancos de parte das transações.

Sobre a privacidade,  as perdas são óbvias: hoje  o estado não tem acesso ao seu extrato bancário, protegido nas democracias pelo sigilo bancário.  Apenas uma ordem judicial pode permitir o acesso.
Nas cbdcs isso não vai existir, pois o blockchain é aberto e todo mundo pode estar identificado


Sobre o segundo item, é inegável a relevância dos bancos em qualquer economia. As CBDC permitem que você tenha um saldo controlado diretamente no banco central, sem a participação do banco. Isso causa um impacto no equilíbrio financeiro do sistema bancário e o aumento do uso das cbdc irá diretamente afetar esse equilíbrio e os lucros bancários.

Quando bancos quebram,  a economia de todo o país sente.
jr. member
Activity: 48
Merit: 22
December 18, 2022, 02:30:17 PM
#1
OS RISCOS DAS CDBC:

Primeiro, é importante ressaltar que para que se torne viável uma CBDC ela deve prover benefícios às famílias, às empresas e à economia em geral de maneira que as vantagens superem quaisquer custos e/ou riscos; deve complementar, em vez de substituir, as formas atuais de dinheiro e os métodos de prestação de serviços financeiros, bem como precisa proteger a privacidade do consumidor e combater possíveis atividades criminosas.

Em segundo lugar, é importante ressaltar que um CBDC será diferente do dinheiro digital existente disponível para as empresas e pessoas físicas nas suas contas porque um CBDC será um passivo do banco central, não de um banco comercial. Isso gera uma mudança fundamental no Sistema Financeiro Nacional. Um CBDC pode oferecer uma série de benefícios. Por exemplo, ele poderá fornecer às famílias e às empresas uma forma eletrônica conveniente de dinheiro do banco central com a segurança e a liquidez que isso implica, porque os bancos centrais dificilmente quebram.

Ameaças aos serviços de pagamento existentes – incluindo interrupções operacionais e riscos de cibersegurança – também se aplicariam a uma CBDC. Qualquer infraestrutura dedicada para uma CBDC precisará ser extremamente resiliente às possíveis ameaças, e os operadores da infraestrutura da CBDC precisariam permanecer vigilantes, pois um ataque poderia paralisar uma grande quantidade de pagamentos, por isso a ideia de uma CBDC é que seja complementar aos atuais meios de pagamento, inclusive dinheiro, e não substituí-los. Projetar defesas apropriadas para uma CBDC pode ser particularmente difícil porque uma rede CBDC pode ter mais pontos de entrada do que os serviços de pagamento existentes, tais como o PIX, os cartões de crédito e os caixas eletrônicos.

Dentro desse contexto, existe ainda um amplo debate sobre as vantagens, os riscos e principalmente as mudanças nos mercados que uma CBDC pode impactar caso seja de fato efetivada em uma nação. Atualmente, nações como China, Bahamas e Nigéria já disponibilizaram suas CBDCs para o público em geral, mas ainda não existe tempo  suficiente para entender seus reais efeitos nas economias, e os Bancos Centrais de nações como o Brasil, os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão ainda observam com muito receio se os riscos desse modelo de moeda digital ainda não são demasiadamente desconhecidos quando comparados às vantagens, que se mostram bem às claras principalmente no Brasil, onde existe um sistema financeiro rápido, digital e prático.

Que opinião vocês possuem sobre as cdbc?
Jump to: