Ontem, vi na
LiveBC #28 - Como vai ser a regulação do mercado de CRIPTOATIVOS?
o representando do BC, falar que: A atividade do p2p nao será regulada........
Depois dessa fala, muitos portais de noticias comecaram a veicular artigos como;
P2P Puro nao será regulado, P2P raiz continua valendo.... e muitos internautas comemoram com comentários:
seria impossível o estado regular cada acao humana, imagine fazer isso no p2p, vencemos. Gostaria de salientar dois comentários importante sobre minha interpretacao desse comentário(sujeito ao erro, logicamente).
1 -
O contexto: Antônio Marcos Guimarães, Consultor no Departamento de Regulação Sistema Financeiro no BC respondeu dessa forma, depois da seguinte pergunta:
Joao Paulo Freire de Lima: - Como serão considerados as cryptos q ficarem nas hardwallets será como exchange estrangeira?
Foi entao que citou as operacoes peer to peer, p2p, como aquelas de auto custódia, onde o usuário prefere ter sua propria chave privada, sem depender de servico de terceiros, enviando cripto para outro usuário.
Ali ficou claro, o Banco Central nao teria como regular uma wallet ou hardware wallet, porque se uma pessoa envia cripto a outra pessoa, nao tem fiat envolvida, sendo algo totalmente direto entre as partes, sem citar claro, a interpretacao de que nessa operacao envolve fiat entre as partes.
2 -
P2P de satoshi nakamoto nao tem nada haver com p2p de hoje em dia: Considerando o contexto da fala, o regulador citou p2p pelo simples modelo de rede ponto a ponto, o mesmo(significado) que satoshi cita ao longo do white paper. Se btc nasceu como forma de fugir da inflacao, aumentar a privacidade e fornecer transparencia. Imagine se o criador do btc iria indicar que cada usuário criassem conta em bancos(muitos falindo naquele periodo) para fomentarem a intermediacao de cripto. Nao faz o menor sentido, isso seria como usar a tecnologia formidavel e voltar a ser refem dos bancos naquele momento. Entao, quando satoshi cita p2p, nao é um intermediador de pequeno ou grande porte, tao pouco uma plataforma centralizadora.
Preciso comprar uma Pizza:
P2P de satoshi nakamoto, o comprador envia BTC ao vendedor e recebe a pizza, nao houve moeda fiat no processo.
P2P hoje em dia, o comprador envia BTC ao P2P(intermediador), que envia FIAT ao vendedor de pizza(subtraindo alguma comissao), houve moeda fiat no processo.
Outra questao seria, se o BC está regulando o setor de criptomeodas no Brasil e p2p como é hoje em dia, ficasse de fora, todos encerrariam suas empresas de intermediacao agora mesmo e seguiriam como PF sem obrigacao nenhuma com a lei.
OBS: Acredito que quando as grandes exchanges comecaram a surgir, foi o momento mais triste para Satoshi Nakamoto, talvez a isso se de parte da ausencia dele kkkkkk.