Vou explicar o motivo pelo qual CASH está sendo bem rejeitado.
Bem, eu vivo de BTC, tenho uma casa de câmbio e desde 2016 opero no mercado brasileiro.
Estou falando com base na minha experiência e isso não representa a opinião de outros comerciantes de cripto no brasil.
De 2016 a 2018 eu aceitei CASH, 100% anonimo, uma vez que não haveria CPF ou qualquer coisa que rastreasse aquele BRL.
Além de que a IN que é uma obrigação acessória sobre cripto, só nasceu e começou a valer em Agosto de 2019.
1- Anonimato e golpes: Enquanto, igual você, muita gente quer anonimato, o que eu sempre considerei saudável. Este mesmo anonimato, os golpistas também querem, e se tratando de uma negociação as cegas, pra nós negociantes, fica quase impossível distinguir, quem é o adorador de privacidade e o golpista. Um exemplo: Em um chat secreto( é aquele que se apagará em horas) que abriram comigo, uma pessoa, sem nickname, sem telefone revelado e sem foto pessoal, me chama e diz que quer comprar 1k de BRL em BTC, me pede uma conta minha para depositar BRL em CASH, geralmente se aceitava 10k por depósito, uma vez que nesse volume os bancos não pedem dado algum( não sei se ainda é assim) de quem estiver fazendo o depósito. Tanto é que no próprio extrato bancário aparece escrito como: PRÓPRIO DEPOSITANTE, ou seja, o banco contabiliza como se fosse você mesmo colocando dinheiro eu sua conta. Ela então concorda com a cotação, e diz que muito em breve retornará com o comprovante. Minha única exigência, durante anos, era que a pessoa apenas escrevesse o meu site:
www.bitcoinp2p.com.br no comprovante. Eu verifico se o dinheiro chegou, e mando o BTC e o volume na wallet desejada. 7 dias depois uma pessoa aleatória entra em contato comigo através de meu site, dizendo que comprou um Iphone 11 pela OLX, por apenas 1k, e me envia o mesmo comprovante de antes, escrito inclusive o meu site, como sempre peço. Ela fará uma denúncia contra mim, uma vez que tem TODOS OS MEUS DADOS BANCÁRIOS. Um golpista sabendo sobre a minha venda 100% anonima de BTC, usou esse anonimato pra aplicar golpe de triangulação. Ele recebeu o BTC na wallet e ninguém sabe de quem se trata. Restou a pessoa que achava que iria comprar um iphone 11 por 1k, sem receber nada e eu, totalmente revelado e exposto. Só me resta duas alternativas: Devolver o BRL ao bobo que achava que iria comprar um iphone 11 por 1k, ou ir a justiça junto dele provar por A + B, que também fui vítima de um golpe de triangulação. É relativamente impossível provar que fui vítima de um golpe, e mesmo que eu conseguisse provar, nada poderia ser feito, uma vez que o golpista estava 100% anonimo.
2- Difícil movimentar o CASH anonimamente como recebido: Da mesma forma como algumas pessoas preferem anonimato, o que eu considero bom, outras pessoas também preferem receber o BRL totalmente em cash, porque teoricamente não teria rastro esse BRL. Diferente do primeiro exemplo, a pessoa a receber o BRL não correria o risco, uma vez que a casa de câmbio não é um golpista, mas desconsiderando operações pessoalmente face-to-face. Enquanto operador p2p, eu teria que fazer o saque do BRL, ir a uma agência e enviar o Cash, respeitando o máximo de 10k por depósito aos clientes. Vamos considerar 15 transações por dia, seria mais tempo andando na rua e fazendo saque de banco em banco( considerando os bancos que aceitam CASH) que na tela do pc, falando com os clientes. Existindo sempre o risco da violência urbana em andar com cash. Isso sem imaginar que fosse grandes volumes.
3- Volume de operações: Eu sempre digo que a moeda no ecossistema cripto, na verdade é a CONFIAÇA, o BTC seria a autenticação dessa confiança. Tudo na vida depende de confiança, seja comprar roupas, ter uma conta em banco, ter um marido ou pedir pizza no delivery. O grande problema é que existe um limite entre coisas que você não se importa em confiar tanto, assumindo qualquer risco de dar errado, ao extremo como NEGOCIAR BTC, onde você precisa confiar muito. Quando um negociante conquista, e eu quero deixar bem claro, CONQUISTA, confiança. Muitas pessoas se sentem seguras em operar com ele, então numa projeção de 12 meses por exemplo, você passa de 15 negociações no mês, pra 150 negociações, mas enquanto o seu volume como negociante aumenta muito, o ticket médio do cliente permanece o mesmo. A exemplo, um cara que decidiu comprar 1k por mês, fará 12 negociações por ano. Mas em contrapartida a isso, o negociante P2P, pode bem ter 30 clientes desse, ou seja, pode receber 12k só em um dia, ou 12k durante cada mês em 12 meses, considerando apenas 1k por cada cliente desse num cenário hipotético. O primeiro problema é o banco, ele começa a cruzar os DEPÓSITOS EM CASH, que aparecem como PRÓPRIO DEPOSITANTE, e nota, que ao longo do mês você recebeu 12k em vários depósitos de 1k, em horários parecidos, um depósito na Bahia, 5 minutos depois, um no Acre, 1 minuto depois um em Rio de Janeiro e assim por diante. Fica claro e lógico, que não foi você mesmo colocando CASH na própria conta, então com esse volume vem os BLOQUEIOS BANCÁRIOS, onde o banco exige informações sobre todo esse CASH chegando ou saindo diariamente, no final das contas o banco faz 2 coisas: Você é banido do banco por suspeita 99% apurada de lavagem de dinheiro, eu disse, SUSPEITA. Perde a conta e tem lá 90 dias para secar a conta ou pagar o cartão de crédito do banco, se tiver. A outra opção, é quando seu gerente é MODERNO, ele entendo que o mundo está mudando e que negociar cripto é algo normal, saudável e totalmente legal, ele te oferece abrir uma CONTA EMPRESARIAL, desde que você crie sua empresa. Então o cliente de 1k por mês jamais vai entender, se você migrar pra uma PJ, porque pra ele, negociar BTC é algo totalmente esporadico, uma vez no mês ou 12 vezes ao ano. SE alguém se negar a negociar com ele, coisa de 1k, realmente vai parecer que é FRESCURA. Mas realmente, não é assim tão simples. Como decidir de toma café com açúcar, mel ou adoçante.
4 - Lucro vs Risco: Depois de expor todo esse contexto, considerando que este fórum, todos amam ler, e chegaram até aqui, vem a parte mais difícil de aceitar CASH, conseguir negociar sem cair nos tópicos, 1, 2 e 3, ainda sim não valeria a pena, porque o risco de ter CASH bloqueado é muito maior que o lucro. Se considerar uma taxa de 1.5% sobre 1.000,00 ou seja, CINCO REAIS, os bancos não conseguem entender que o 1k que passou na conta, NÃO É O SEU LUCRO. Então se você tiver 10k na conta, que logicamente é pra ficar girando entre compra e venda de sua carteira de clientes, você pode passar dias, semanas e até meses com esse dinheiro bloqueado. Em troca de 1.5% de lucro sobre 10k, ou seja, CENTO E CINQUENTA REAIS. Os bancos também usam lá uma rastreamento de quem recebe muito CASH em conta, e eles sempre te chamam pra tentar compreender do que se trata.
Bem, foi por isso que abandonei o CASH, fui quase obrigado a abrir empresa e ter contas PJ, e mesmo na PJ, o contador jamais indica receber CASH.
Esse é um relato complexo de uma atividade totalmente nova que é negociar criptomoedas, mas que quando você está do outro lado, lá negociando uma vez por mês, é praticamente impossível de ver. Parece mesmo que é até frescura do pessoal não aceitar mais CASH. kkkkkkkk