Acho que para potencializar as doações para entidades filantropicas ou até para casos de desastres que precisam de ajuda humanitária é interessante se criar primeiramente uma comunidade.
O que chamo de comunidade é um grupo de pessoas que não só colaboram financeiramente para arrecadar recursos, como também estão dispostas a trabalharem para evidenciarem que a ajuda chegou ao seu destino e também na divulgação das campanhas.
No geral acho legal sua idéia, mas essas comunidades já existem certo? Só tem outro nome. Já existem muitas organizações que arrecadam e ajudam pessoas.
Talvez está pensando em algo que seja exclusivo de Bitcoins? Quem sabe num futuro não tão distante? ;-)
Sobre evidenciar se os recursos chegaram ao seu destino, isso pode ser feito pelo próprios doadores! Dependendo de como foi feita a doação é só monitorar a carteira e ver pra onde foi o dinheiro... claro cobrando transparência de quem pediu a doação.
No caso de doação direta, nem precisa. Porque a doação cae direto no seu objetivo. Ex: Pagar o material escolar de uma criança, enviando o pagamento direto para a loja de mateiral escolar!
;-)