Eu acho que o paypal está é com medo do que o applepay pode virar, e está aproveitando para cobrir outras possibilidades, diferenciais, antes da adoção em massa do sistema de pagamento da apple.
Quem precisa de paypal quando existe a blockchain e agora applepay.
Bom (pelo que entendi) o ApplePay não passa de um serviço
CENTRALIZADO, que agrega os CARTÕES DE CRÉDITO de determinado usuário, e trabalha como um intermediário entre tal usuário e seus operadores de crédito. Nada grandioso, então (por exemplo, quem não tem cartão de crédito fica de fora
).
Inclusive, futuramente o serviço ApplePay também pode incluir a rede Bitcoin (da forma com o imagino que o Paypal fará).
No final das contas, esses dois serviços vão ser muito úteis no sentido de popularizar de forma definitiva o Bitcoin (leia-se criptomoedas), pois mais cedo ou mais tarde o usuário vai se dar conta de que não precisa pagar pelos serviços (taxas) de um mero intermediário (ApplePay/PayPal), quando ele pode muito bem usar o blockchain (Bitcoin) diretamente *levando-se em conta que o serviço da rede blockchain é descentralizado, seguro, prático, respeita sua privacidade e, mais importante, é muito mais barato, além de aceitar qualquer usuário, independente de critérios de oferecimento de crédito, renda, etc.