Ainda não vi o video, e concordo que não é fácil assim e nem que todo mundo com uma herança de $50m faria $200m ou $20b. Mas…
Acha realmente que o mérito é do Elon?
Ele não é especialista em engenharia de foguetes e nem de carros. Não é especialista em inteligência artificial (referenciando o self drive da Tesla), e nem é especialista em neurociência.
Ele pode ter sido o chefão por trás dessas empresas, mas os maiores responsáveis por seu sucesso foram os project managers e especialistas. Quem coordenou equipes e quem escreveu o código, quem pesquisou e realizou desenvolvimento. Esses caras não ganham 1% do que o Elon ganha por suas empresas.
Se o Elon foi responsável por 10% do sucesso da empresa eu já acho muito. Por isso não babo ovo de nenhum bilionário.
Em grande parte sim. Ford e GM também tem especialistas, engenheiros, etc., possuem 100+ anos de história.. como a Tesla está ameaçando essas gigantes?
No Twitter estamos acompanhando ao vivo essa transformação.. ele chegou, demitiu "todo mundo", contratou uma CEO perfeita para resolver o maior problema da empresa (relacionamento com anunciantes), criou novas funcionalidades, etc.. antes disso o Twitter já tinha engenheiros, CEOs, etc, etc., mas era bem diferente.. então embora o Elon não tenha codificado essas novas funcionalidades, um "chefão" tem muito impacto numa empresa.
Além disso, se o Twitter quebrar (ou qualquer outra empresa dele), o Musk perde bilhões e bilhões (Tesla e SpaceX quase quebraram uns anos atrás).. já esses funcionários apenas migrariam para outra empresa, recebendo o mesmo salário, e seguem a vida.. o risco é todo do Musk.. por que ele não deveria ganhar seus bilhões?
É tudo sobre risco/recompensa e oferta/demanda.. sobretudo, essa galera
concordou com o salário/emprego (diferente de impostos, que são
impostos)..
Esses 'diplomados' recebem muito bem, duvido que algum esteja se queixando.. o que o cara do vídeo reclama é sobre a base (os caras que extraem os minérios que são usados para fazer as baterias dos Teslas, por exemplo, ou a galera da China que trabalha com uma rede de proteção contra suicídio enquanto fazem os iPhones).. mas isso ocorre com empresa de qualquer tamanho,
não é sobre bilionários, quase qualquer produto que você pegar na mão vai estar escrito "made in china/taiwan" justamente por essa mão de obra barata.
Ainda sobre isso, tempos atrás eu li a biografia do Phil Knight (fundador da Nike, outro bilionário).. ele também foi criticado por esses baixos salários nas fábricas asiáticas e reconheceu que tais trabalhadores recebiam mal.. aqui tem um resumo da história:
https://www.businessinsider.com/how-nike-solved-its-sweatshop-problem-2013-5Repito, não é o salario deles que tem de baixar, e dos outros é que tem de subir.
Qualquer empresa vai escolher a mão de obra mais barata, assim como qualquer consumidor vai preferir pagar o menor preço possível.. aqui na nossa aba sempre vejo links da aliexpress, etc, ninguém está preocupado com as condições de trabalho, apenas com o preço do produto.
Será que o problema são os bilionários e que taxá-los faria alguma diferença? ou é um problema de cultura/superpopulação/política de países como China?
As vezes eu fico viajando, quem pode ter sido o primeiro ou primeiros malucos que falaram: se a gente juntar tal componente de tal forma a gente consegue fazer uma tela que responde ao toque do dedo. Pra mim esses caras são os que eu realmente teria interesse em conhecer.
Para isso existem patentes.. e esses caras devem estar recebendo por isso.
edit: @jpouza, li seu "desabafo" ontem, uma pena que você apagou.