Como disse, eu não sou nenhum "paranoico" nessa questão.
Mas, claro, a pessoa pensa no assuno e analisa vários cenários e dai tentar perceber que medidas vão sendo aplicadas.
Alem disso, acho que tudo depende que nível de privacidade a pessoa colocou no inicio. A partir dai consegue-se ir mais a fundo ou não nessa questão.
Porque se a pessoa coloca um baixo nível de privacidade no inicio, fica difícil ampliar esse nível mais tarde.
Em relação ao node, é possível usar por exemplo o Electrum, com um node montado com o Bitcoin Core, certo?
Sim, o nível de privacidade que escolhemos no início acho que vai influenciar o futuro para sempre. Eu falo relativamente ao que nós começámos a espalhar pela internet quando começámos a usar os Hi5 e outras redes sociais do género. Eu por exemplo, tenho usado diferentes nicks em diferentes "zonas" da internet. E mesmo assim, deve ser relativamente fácil, alguém chegar até mim, porque usei apenas um email durante muitos anos.
Agora uso também vários, dependendo do que pretendo fazer com eles. Tenho um pessoal para cenas de família e assuntos mais sérios.
Tenho pelo menos dois para o mundo do Bitcoin e tenho pelo menos mais um para toda a restante merda. Coisas que é na boa usar e deitar fora! Sites que um gajo usa uma vez na vida e assim.
Mas isto é no campo da nossa informação que eventualmente andará pela net.
Quanto ao nosso PC se manter minimament seguro e anónimo, acho que é mais a questão dos IPs, redes públicas que usamos e software que instalamos e usamos!