Vamos analisar o sentido da palavra que você colocou:
Procrastinação:
ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.
O que é Procrastinar:
Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Agora, querendo entender vossa pergunta, por que deveríamos considerar a procrastinação como mal dos dias atuais?
Aí vai depender do ponto de vista de cada individuo. Algo um tanto quanto subjetivo. Não achas ?
O mal do hoje porque temos muitas distrações, posso dar um exemplo que não é meu caso, mas pode ser usado: redes sociais de vídeos curtos, extremo nível de dopamina digital que contribui muito para a procrastinação. Existem n fatores do mundo de hoje que é mais globalizado e tecnológico que acelera muito a expansão desse mal para escalas nunca antes vistas. Todo mundo conheçe alguém que está passando ou que já passou por isso. Antes pelo que eu me lembre ninguém falava disso, sempre existiu, claro, mas em proporções muito menores, então resumindo... o ambiente de hoje, principalmente esse ambiente conectado é um dos grandes causadores disso.
Quero ver se até ao final do ano, consigo fazer o necessário, para colocar em pratica alguns coisas, para poder "avançar".
Provavelmete Joker você está na mesma que eu, um sinal claro desse tipo de coisa é tentar colocar prazos para começar a fazer as coisas, ou mudar, enfim, fazer o que precisa ser feito para sair do lugar... Acho que uma das formas é pensar sem colocar prazo, porque no final todos sabemos que não vai acontecer, então a solução é simplesmente fazer... Mas é uma coisa muito difícil superar isso.
Pessoal, venho passando por algumas fases da vida que sinto a vontade de sair da zona de conforto e talvez mudar um pouco o rumo das coisas que ando fazendo, porém estou sendo vítima de um dos grandes problemas que acredito que hora ou outra acomete todos nós: a procrastinação.... Criei esse tópico para caso alguém se sinta confortável poder compartilhar experiências de como conseguir superar isso e enfim seguir em frente, talvez é algo que é preciso conversar e tentar entender o que nos leva a esse ponto... Sinto que pode ser um ponto chave para enfim conseguirmos alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais.
Eu superei isso à pouco mais de 2 anos...
Estava em um emprego confortável que não me gerava mais desafios, com um salário bom porém estagnado.
Esposo, pai, único sustento da família, não tinha motivos para ariscar algo fora do casulo.
Mas foi em um final de semana conversando com meu pai que é empreendedor, dono de uma pequena fábrica, que começou muito pequeno trabalhando suado como empregado e nunca deixou de crescer.... que ele me perguntou como ia as coisas no trabalho, minhas perspectivas pro futuro, etc e tal.
Cara, o véio mexeu comigo, me fez ver como eu estava estagnado e que uma hora ou outra a corda poderia estourar.
Desse momento em diante eu não consegui mais ficar quieto, em dois dias eu encontrei quase uma dezena de possibilidades, de lugares onde eu poderia ter uma vida melhor, ganhar mais, ter novos desafios, crescer profissionalmente.
Problema era o risco de mudança, de dar errado, de levar a familia junto.
Mas deu muito certo... mudei de cidade, de casa, cresci profissionalmente, ralei muito (em todos os sentidos) e hoje só me fica uma decepção: "Eu deveria ter feito isso antes, quando ainda era mais jovem".
Acredito que você ainda seja uma pessoa jovem, então arisque. E se a vida ainda te permitir errar e poder dar um passo para trás, vá com mais perseverança ainda... não deixe o tempo para trás, pois depois nenhuma lamentação poderá preencher a angustia de não ter aproveitado o momento.
Eu queria ser mais jovem heheh, sou do meio dos anos 80.. Mas eu fiz esse caminho em 2010 quando mudei radicalmente a minha vida, trocando de estado, cidade, etc, isso me ajudou muito e me fez amadurecer bastante...
Seu relato é muito bom, às vezes acho que precisamos realmente de alguém com algumas idéias diferentes, outros pontos de vista ou até mesmo para dar aquele puxão de orelha. Hoje eu tenho esse sentimento exato que você teve, ou seja, estagnado no trabalho sem ter para onde evoluir, preso num ciclo infinito de 8 horas de rotinas repetitivas, que por mais que sejam dinãmicas, acabam sendo a mesma coisa para todo o sempre... às vezes é preciso arriscar mais.. tentar mais... porque no fim, todos nós em qualquer lugar que estamos temos prazo de validade, seja por uma sociedade de pé e rabo, ou uma sociedade de tchau e fui... kkk ou até mesmo por outros desafios, que é o caso que você citou que aconteceu contigo...