Estava para fazer uma quantiade de quotes mas dá imenso trabalho.
Vou simplesmente tentar elaborar uma resposta de uma forma ordenada conforme o texto que li.
Devo confessar que do texto que a @Disruptivas escreveu, não percebo ao certo que é a favor da forma como fiat funciona e como é gerenciado pelos estados ou não.
Claro que do ponto de vista estatal/socialista/capitalista, eles têm que ter medo de Bitcoin, pois sabemos que perdem o controlo que têm hoje e o que ainda procuram mais com as CBDCs.
Eles não procuram um sistema financeiro justo, procuram um que sirvam os interesses deles e consequentemente dos grandes grupos económicos, pois são estes que controlam os políticos.
Referncio apenas este quote:
Se uma moeda está perdendo valor, as pessoas querem se livrar dela rapidamente. Em contraste, se está ganhando valor, eles o acumulam.
...
O princípio fundamental do bitcoin é que seu suprimento será fixo, o que o torna inerentemente volátil.
Isto apenas acontece porque Bitcoin ainda não tem liquidez suficiente para dissolver grandes movimentos de valor. Num cenário onde Bitcoin é largamente usado em grande escala, a volatiliade diminui, tal como acontece neste momento com fiat!
Discordo que o facto de a moeda ter um supply finito que a torne inerentemente volátil pela razão que acabei de mencionar!
Isto é como mandar uma pedra para dentro de uma banheira e mandar a mesma pedra em mar alto de um helicóptero. O impacto e as ondas resultantes nas duas situações são completamente diferentes precisamente por causa da quantidade de água ser tãoa diferente nas duas circunstâncias.
A lição de política monetária do final dos séculos 19 e 20 é que a estabilidade de preços é importante.
A estabiliade dos preços, num cenário onde deixamos o mercado livre funcionar, mantém-se proporcional à lei da oferta e da procura. E o equilíbrio obtém-se naturalmente. Essa estabilidade não tem que depender da impressão monetária, porque, naturalmente que, se o estado imprime notas sem haver alteração da procura (ou da oferta), os preçostêm que subir (ou desccer), ou devo dizer, que temos que pagar mais pelo mesmo porque o dinheiro desvalorizou (debasement).
As pessoas podem usar uma moeda e nem pensar em por que confiam nela.
Isto é o que, infelizmente, mantém os estados onde estão e com o poder que têm. E desde 1971 ainda mais!
Os banqueiros centrais falharam em explicar que uma das principais razões para suas ações durante e após a crise financeira de 2008 foi manter a estabilidade de preços.
A que acções te referes? Achas que falharam ou que não lhes convinha? Eu acredito mais na segunda. Em 2020, mais do mesmo. Os nossos economistas não são burros e sabem bem como funciona a economia Keynesiana. E por cunivência, interesses ou por ordens superiores, as crises fuinanceiras acontecem de tempos a tempos, os chamados ciclos económicos
[1] [2]As pessoas tendem a se preocupar com a "criação" de muito dinheiro, mas geralmente têm pouca ideia sobre o tamanho da oferta monetária.
Para além disso as pessoas nem tão pouco sabem de onde vem a necessidade de imprimir dinheiro. De onde vem o valor que é atribuído ao dinheiro. Esse vem simplesmente da dívida que o estado vai contraindo e que nós como contribuintes asseguramos como pagantes! Somos os fiadores do estado assim que nós como pais, vamos ao registo civil dar aquele número mágico aos nossos filhos. A partir desse momento, aquela pessoa é uma empresa a pagar a dívida do estado!
Enquanto os banqueiros centrais respeitarem esse princípio, não há razão para temer que nosso sistema monetário existente seja substituído por uma alternativa de moeda fixa.'''
O sistema em si está feito para não ser necessário respeitá-lo. E de cada vez que caímos em crises, é porque mais uma vez, esses e outros princípios são completamente abalrroados para servir interesses maiores.
(presumo que o princípio que falas é o de que a impressão de dinheiro é importarte para estabilizar o preço dos proutos, ou por outras palavras, para estabilizar o poder de compra da moeda).
O fiat hoje tem o valor que tem para as pessoas, porque é uma moeda aceite pelo Estado para pagar os impostas.
Não sei se é necessário sequer o final da tua frase... Nós acreditamos no valor daquele bocado de papel, simplesmente porque o estado diz que tem aquele valor... :| :|
permite conseguir controlar os seus pagamentos...
Se fosse só isso... O pior é que te controla a ti (a nós todos) como quer e bem lhe apetece, e como disse ali em cima, ainda mais vai controlar com as CBDCs...
[3]Este carneiro descai-se no objectivo das CBDCs...
Controlo absoluto. Seu eu usar uma nota de mil para limpar o cu, ele vai saber o que comi ao almoço!
Agora se um Estado passar aceitar o Bitcoin como moeda, permitindo então receber os impostos em BTC, deixa de poder controlar o seu valor.
Então, isso quer dizer que o Estado passa a não conseguir prever quanto BTC vai receber, porque o valor cambial muda. Como não sabe quanto tem de pagar. Ou seja, se ocorrer uma super valorização do bitcoin, eles iriam receber menos BTC. E se mais tarde houver uma descida do valor, eles teriam de pagar muito mais BTC do previsto para os seus pagamentos.
Isto não pode complicar as contas do Estado?
Nem tem que controlar o valor de BTC. Esse é o medo deles. Mas é um medo infundado uma vez que Bitcoin não é deflaccionário por causa do supply limitado..
E também não acho que seja necessário prever quanto vale BTC. 1BTC = 1BTC.
E sendo assim, mesmo que seja necessário estabelecer uma referência entre o valor intrínseco de BTC para saber se estamos a pagar a mais ou a menos por um bem ou serviço, temos que levar em conta que num cenário onde BTC esteja a ser usado em larga escala, o problema da volatilidade será tão grande como o que temos agora com o fiat. Quase negligenciável. Ninguém anda preocupado se o € subiu 0.1cent relativamente ao dolar ou se desceu 0.1cent...
[1] -
https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanca-Investimento/Fundos-de-Investimento/Destaques/Pages/ciclo_economico.aspx[2] -
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_econ%C3%B4mico[3] -
https://www.youtube.com/watch?v=rpNnTuK5JJUEdited;
Não consegui evitar alguns quotes! :p