Bukele disse no twitter q "o governo assumirá o risco pela flutuação do valor do bitcoin"
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57444682
Não é bem assumir o risco. É um hedge cambial.
Voce basicamente faz um contrato com um terceiro dizendo que irá comprar/vender Bitcoin daqui a 3 meses (ou qualquer outra data) pelo preço atual. Normalmente por meio de derivativos.
É algo extremamente simples de fazer e sem custos pro governo ou para a entidade que irá fazer isso.
https://blog.clear.com.br/hedge-cambial/
Para fins de proteção contra os riscos cambiais, o investidor pode usar, por exemplo, o dólar futuro como estratégia de hedge.
Um contrato cheio (ou minicontrato) de dólar é negociado entre duas partes: comprador e vendedor.
No ato da negociação, as partes fixam o preço futuro da moeda (ou do contrato derivado da moeda) e o prazo de liquidação.
Na bolsa, os contratos futuros são padronizados.
A transação acontece porque o comprador acredita que o dólar pode estar mais caro no futuro. O vendedor pensa o contrário.
Como exemplo, imaginemos que o comprador de um contrato futuro é alguém que terá despesas no exterior, como viagem ou pagamentos.
Se ele acredita que o dólar vai subir, o contrato futuro da moeda com um preço travado será sua proteção.
Se de fato o dólar ficar mais caro, suas despesas no exterior serão maiores, mas o ganho com o hedge compensará o prejuízo. Lembra que ele comprou mais barato?
Caso ocorra o contrário e o dólar caia de preço, suas despesas no exterior ficarão mais baratas, mas a operação com o contrato futuro resultará em prejuízo.
De qualquer modo, a estratégia funcionou: uma operação anulou os efeitos da outra e a oscilação cambial foi neutralizada.