Só gasta menos energia porque o código do minerador é menos eficiente do que poderia (eu ja vi varios pontos de melhoria que ainda existem na darkcoin, mas tenho preguiça de entrar nesse mercado de mineradores de novo, vc faz uma melhoria e a galera "rouba" ela na cara dura sem te dar nem os créditos, principalmente o pessoal do 1GH)
o esquema da PTS usa bastante memoria, então fica mais lento em GPU mesmo, garantindo que as CPUs sejam ainda competitivas (o código atual de GPU é cerca de 5 vezes ais rapido que o de CPU só). Eu trabalhei bastante no código de GPU pra PTS e agora o gigawatt tá continuando meu trabalho, ele me contactou no inicio da semana dizendo que que conseguiu uma melhoria significativa, com quase 30% mais rapido que o pessoal do 1GH. Ainda assim, CPUs continuam no páreo. As bitshares usam ainda mais memória, então GPUs ficam 2x mais rápido só. Mas isso é "por enquanto", já que estão aumentando cada vez mais a memoria das placas de video. É uma resisencia temporária, igual foi a do scrypt antes disso.
Sobre resistir a processadores quanticos, todas essas hashes resistem. O que não resiste aos processadores quanticos é a assinatura das transações, feitas com cripto de curvas elipticas. E isso é igual em todas as moedas, ou seja, todas são igualmente vulneráveis porque estão focando apenas em mudar as hashes, não as assinaturas de transação/chaves públicas.