Eu ia mencionar isso no post, perguntando se essa área "Economia e Mercado" abrangia esse tipo de pergunta sobre Economia e outros Mercados...
Por que querendo ou não, o meu plano é o seguinte:
Entrar no mundo das criptomoedas, fazer trade, e uma boa parte ir colocando em renda fixa também. O que acha?
Comecei a ler sobre as StableCoins... Talvez seja mais interessante algum tipo de "renda fixa" com as próprias criptomoedas? Tem como??
Eu quero construir patrimônio, tô nessa fase, em busca da melhor forma possível.
Agradeço sua resposta desde já, estou aberto a qualquer crítica construtiva e conselho melhor do que eu possa estar sabendo nesse momento. Eu sou um bb recém nascido nessa parada toda ainda kkkk! Vocês que já são crianças podem me ensinar a andar nisso aqui melhor do que eu tô agora.
Acho que você não entendeu o comentário do @Girino. Ele quis dizer que a maioria esmagadora dos adeptos dos bitcoins não quer nem saber de banco, corretora de valores e afins. Para a maioria dos veteranos, pelo menos eu acho, bitcoin não é investimento.
Complementando a resposta, renda passiva sempre atrai olhares e talvez por isso exista tanta piramide por ai, seja as
de Madoff oferecendo um retorno mensal pequeno ou os HYIP da vida com uma porcentagem absurda.. O problema é que isso não é investimento e sim uma aposta, talvez você lucre antes da piramide ruir, talvez não..
Também tenho o mesmo ponto de vista do @Paredao, BTC não é investimento.. Já fazer stacking em moedas PoS, apesar do retorno, cai na mesma.. A porcentagem ganha se equivale a inflação da moeda e você acaba tendo que torcer para que a moeda valorize por conta de outros fatores (adoção, etc.).. Mineração PoW você também fica à merce do preço da moeda e outros fatores.. Falando em stable, tem a DAI da MakerDAO que deve ter um sistema de
recompensas, nunca li a fundo, talvez você possa lucrar.. ou ser liquidado e perder tudo..
Ai entra a parte da renda ativa, como fazer trade.. Bom, você pode começar a operar um capital pequeno por um bom período, permitir-se quebrar(você vai) até ter muitas horas de tela e estudos paralelos e se tornar consistente.. Tudo fica mais fácil ao se falar de renda ativa, afinal, dependerá muito mais de você do que qualquer outra coisa.. Você pode procurar setores que tenham vagas e se tornar um profissional, como por exemplo ser um desenvolvedor e trabalhar para alguma moeda como o @girino faz, trabalhar em marketing, etc.. Ou encontrar algum setor que há espaço, como mídia(provavelmente você leu sobre stablecoins em algum site), exchange, etc. e abrir seu próprio negócio.. edit: e mesmo que você falhe em alguma iniciativa aqui, você terá mais bagagem para a próxima viagem, ao contrário da renda passiva que no máximo agregará dinheiro.
Acredito que o importante é não deixar dinheiro nas mãos de terceiros e procurar um trabalho que você goste.