Senhores,
Achei muito interessante, e inspirador, o relato público do Sr.
Erik Voorhees, empreendedor de Startups Bitcoin. Resolvi traduzir (com a ajuda do Google Translator) e publicar abaixo para quem se interessar a ler:
Olá amigos,
MtGox foi-se. Então, preparemo-nos.
Na terça-feira , e para o resto da semana, todo o inferno vai estourar nos meios de comunicação. Toda a culpa será atribuída ao MtGox, será atribuída à Bitcoin, será atribuída ao "bug", e será, mais do que tudo, atribuída à "falta de regulamentação". Especialistas e "especialistas" de todos os tipos versarão sobre a calamidade. Tornar-se-á notícia no mundo em questão de horas.
Preparem-se, porque será uma semana feia.
Para todos vós que perderam dinheiro, meu coração está convosco. Algumas pessoas perderam um pouco, alguns perderam uma fortuna. Isso fará com que as pessoas fiquem doentes, deprimidas, e cheias de tristeza. Pessoalmente, eu tinha mais de 550 BTC no Gox . Eu nunca conseguirei nada disso de volta. Se a miséria adora companhia, então nós estaremos a desfrutar dum grande banquete hoje.
Eu deveria ter conhecido melhor, é claro. Eu assumo a responsabilidade por deixar esses fundos com uma entidade que provara incompetência repetidamente. Optei por ignorar até mesmo as minhas próprias advertências, por nada mais do que uma questão de conveniência.
O Gox ainda é a culpado, com certeza, mas eu aprendi a lição. Espero que isso não seja uma lição tão cara para os outros. E para todos os observadores, por favor, tomem um momento para considerar isso também.
Estejam atentos, pois, que as lições erradas não são aprendidas, porque seria a verdadeira tragédia, de facto.
Deixe-me sugerir que a lição não é que Bitcoin não funciona. Bitcoin é boa.
Da mesma forma, a lição não é que a segurança é impossível. Aqueles que sabem o que estão a fazer, podem alcançá-la e ajudar os outros a fazê-lo.
A lição não é que ninguém pode ser confiável. Há inúmeros bons homens e mulheres desta comunidade que são dignos de confiança, e algumas das melhores pessoas que eu já conheci.
E, finalmente, a lição não é que devemos procurar "regulação" para nos salvar dos males e incompetência do homem. Pois que os reguladores são homens também, e são providos do mesmo mal e incompetência, apenas consagrados na autoridade da qual podem destruir de forma amplificada e muito mais insidiosa. Não vamos recuar em nossa plataforma apenas para se esconder de volta sob as maquinações insanas de Leviatã.
A lição correta, se é que posso sugerir, é o seguinte: Estamos a construir uma nova ordem financeira, e aqueles de nós a construí-la, a investir nela, a expandi-la, vão pagar o preço de a trazer para o mundo. Esta é a dura verdade. Estamos a construir os canais, as pontes e as torres de financiamento de amanhã, e nos colocamos em risco ao o fazer.
Corremos o risco de acidentes. Corremos o risco de fraude, de corrupção e do mal. Estamos em risco de jornalistas buscando manchetes e dos políticos que buscam o poder e glória. Estamos em situação de risco, desde o mercado que estamos a tentar construir - um mercado que não se preocupa com o nosso portfolio, com as nossas ambições, com nossas delicadas simpatias.
Por todos esses riscos, a devastação vai-nos acontecer repetidamente. Alguns de nós será desencorajado. Alguns serão ridicularizados e insultados. Alguns serão enganados ou trapaceados. Alguns de nós serão esmagados ou enjaulados. Seremos atacados por todos os tipos de antagonistas, repetidamente , durante um longo período de tempo .
Então, por que fazemos isso? Por que construir essas torres que caem sobre nós? Por que labutamos, esforçamo-nos e arriscamos o nosso tempo precioso, que é a única verdadeira riqueza que possuímos?
Porque o mundo precisa do que estamos construindo. Ele precisa desesperadamente disso. Se isso importa para si, da forma como faz para mim, então apegue-te a esse pensamento. Verás através da fumaça, e tuas feridas cicatrizar-se-ão.
Então, agitem-se irmãos, pois essa não será a última calamidade suportada antes da vitória .
Hoje à noite, o meu coração está com todos vocês.
Amanhã, minha cabeça estará para baixo. Meus olhos estão abertos. E eu estou construindo .
Em direção à paz e à liberdade,
-Erik Voorhees
Inspirem-se e continuemos a jornada!
Abraços.