Não sei mesmo Joker, acho que nesses casos, as notícias fazem certo. Elas aceleram o rompimento de empresas que talvez já não deveriam mais estar operando. Talvez seja uma opnião deveras rígida do meu lado, mas é correto que essas empresas com modelos que não se sustentem fizem pedindo resgate? Eu acho que é exatamente esse modelo que faz com que estejam pisando em castelos de cartas, que muitas vezes um simples vento desmorone tudo. A notícia não mentiu, ela falou o que estava acontecendo e você há de concordar comigo que dizer a verdade sobre uma situação não é algo a ser censurado. E sim, se as notícias não fossem dados, bancos não iriam falir, governos ditatoriais se manteriam governando, tragédias não seriam conhecidas. É exatamente o papel da mídia informar as pessoas para que elas possam tomar suas decisões da forma mais bem informada possível. Há até um termo pra isso '' capitalismo de stakeholders'', onde entende-se que há diversas partes interessadas no processo de gestão de uma empresa/banco e etc.
Claro! Isso é logico. Apenas digo que muitas vezes as "crises" surgem por causa desses fatores "noticia + medo".
Outro exemplo é quando os sindicatos dos camionistas avisam que pode haver greve, e que por causa disso as bombas vão ficar sem combustível. As pessoas ficam doidas e correm todas para as bombas comprar combustível. Isso faz com que falte mesmo combustível, mesmo antes de começar a greve, greve que por vezes nem chega acontecer. Mas o simples facto da noticia + medo se juntarem, gera uma reação em cadeia que causa um caos nos combustíveis durante uns dias.
Eu concordo com a Disruptivas, as crises não são causadas por notícias e pânico. Não é o pânico que causam as crises.
O pânico pode fazer uma pessoa inexperiente perder mais dinheiro do que perderia, mas o pânico não é o causador de crises. Pode ser o causador dum aumento de volatilidade, não de crises.
Por exemplo, na época da pandemia tudo caiu, pois as pessoas não sabiam o que ia acontecer. Daí venderam tudo de risco e botaram em coisas mais seguras.
Muitas vezes também o mercado cai antes da notícia. Daí a notícia ruim acontece, mas é menos ruim do que o esperado, e daí o mercado sobe.
O mercado sempre reflete a expectativa sobre o futuro no preço atual. Sempre, para qualquer ativo.
Se o banco apresenta sinais de contas ruins, o preço dispenca logo. Se apresenta possibilidades de melhora, o preço sobe. Nada mudou na realidade atual, apenas a expectativa.
Mesma coisa aí no caso do combustível. Se vai faltar amanhã, então hoje ele já é raro e já vai todo mundo lá comprar hoje
O preço reage antes simplesmente pq as pessoas são capazes de ver um pouco a frente, mesmo que as vezes equivocadamente.