Eu tenho um primo de terceiro ou segundo grau que se mudou para a Europa há alguns 15 anos atrás, lá eles trabalharam e levam uma vida ""normal"" similar com que a que tinham aqui no Brasil.
A diferença é que, com o passar dos anos eles sempre mandavam um pouco de dinheiro para os familiares mais proximos (pai/avó/mãe etc) e de 5 em 5 anos ou 3 em 3 anos eles vinham visitar o Brasil.
Conversando com alguns deles recentemente, eu fiquei sabendo que eles compraram com o passar do tempo 2 casas e 1 terreno (não é nada muito luxuoso, mas estavam alugando as casas e o terreno)
Acredito que o que voce disse logo acima se assemelhe com esse exemplo que acabei de citar, sem falar que o Franco Suiço (CHF) ainda é bem mais "valioso" que o nosso querido Real Brasileiro (R$)
Isso acontece por causa que o poder aquisitivo Europeu é bem maior que o poder aquisitivo brasileiro. Quanto aos venezuelanos, você me fez lembrar de um antigo colega de faculdade que morou na Venezuela antes do Chávez assumir o governo. O Pai dele era um engenheiro brasileiro que foi trabalhar na PDVSA. Ele contava que TODOS os gerentes e diretores da empresa tinham mansões e muito dinheiro em Miami. Então a roubalheira sempre foi institucionalizada naquele país.