Tenho total ciência de que eles podem vir querer ferrar comigo no futuro, especialmente se o futuro do Brasil seguir o meu prognóstico, que é totalmente sombrio.
Mas vocês dois estão certos, e eu posso estar exagerando e talvez as chances de dar problema no futuro sejam mínimas, tipo menos de 1%.
Acho que você está exagerando. O motivo pode ser pq você nunca fez imposto de renda como voce falou. E isso te dá uma desconfiança do desconhecido, o que é normal. Mas a receita nao quer ferrar com você. Tudo que voce fez está correto, e 0.7 BTC pode parecer muito pra voce hoje, mas nào é nada para esse pessoal da receita federal. Voce nao compra nem um apartamentinho num bairro bom de uma grande capital brasileira (Como RJ ou SP ou BSB) com esse valor.
Vamos simplificar essa situação:
1 - Voce comprou legalmente em dinheiro bitcoin em 2017 e não declarou, mas não havia obrigação de declarar naquela época.
OK2 - Você quer vender dentro do limite de isenção e sem informar a receita, o que ainda é legal e é a orientação da receita.
OK3 - Você tem mais de 5 mil reais em bitcoin. Nesse caso, existe uma zona cinzenta se existe ou não a obrigação de entregar a declaração ainda em 2022.
DÚVIDA.
4 - Você quer investir em ações em torno de 40 mil reais com dinheiro não declarado, mas legal. Vai entregar a IRPF com algum patrimonio sem justificativa.
OK se for realmente só 40k ou
DÚVIDA caso o valor seja muito acima disso.
Vejo 2 opções pra você:
1 - Declara em 2022 que voce tem 0.7 BTC. Ano que vem, voce declara que esses BTC foram vendidos e viraram ações. Chance 0 de dar problema.
2 - Não faz porra nenhuma esse ano. Ano que vem, declare suas ações + tesouro direto e o patrimonio inicial de 40k. Isso não é nada demais, e dificilmente dará problema na receita. Chance de dar problema? Diria que muito menos de 1%. Eu já vi pessoas que entregaram a primeira declaração com imóvel de 400 mil reais que ganharam dos pais, e não justificaram nada e nao deu problema nenhum.
IRPF de todo brasileiro é uam zona. Não é apenas o seu. Voce fará coisas bem mais complicadas e dúbias no futuro, nao se preocupe.
Eu, sem dúvida, seguiria pela opção 1. Ainda mais pq o bitcoin pode estar valendo 1 milhão de reais ano que vem e esses 0.7 virem de fato um problema pra voce (um problema maravilhoso, mas um problema).
Eu iria sacar menos de 2k por mês e investir em algo como o tesouro direto, que (pelo que eu sei) a receita não fica sabendo e nem tem imposto pra pagar.
Para evitar complicações o melhor é sempre declarar tudo, mesmo quando não é obrigatório. E manter guardo um registo de como foi obtendo o Bitcoin e afins, que tem.
Acredita, eles não vão andar a perder tempo com 2k por mês, quando existe pessoas com centenas para investigar.
Mas uma coisa não percebi: Como você investe no tesouro, e a receita não sabe? A receita sabe, nem tem é imposto, que é diferente.
Eu concordo que é sempre bom declarar tudo tb. Contudo, informações não obrigatórias podem ser usadas contra você também. Então, é bom analisar caso a caso.
Nesse caso, eu acho valido declarar o bitcoin que não é obrigatório.
Sobre o tesouro, está errada a afirmação do AmorphousBob. Além da receita ficar sabendo, existe imposto sim (que é cobrado na fonte, voce nem vê o dinheiro saindo).