Quando o satoshi fala que o bitcoin é um "metal cinzento" , ele esta dizendo que o bitcoin é uma commodity
A mensagem do bloco Gênesis critica o socorro do Estados aos bancos, uma critica a impressão monetária e a dependência do sistema bancário. Isso também implica em mostrar o bitcoin como uma alternativa a isso, na forma de uma reserva de valor que irá te proteger da impressão monetária.
Então, a intenção do Satoshi é sim a reserva de valor e o uso como cash p2p.
Mas um commodity não tem de ser propriamente reserva de valor. A vantagem do commodity é que o valor muda conforme a oferta/procura. O ouro foi usado durante muitos anos como moeda de troca, e não propriamente reserva de valor. Guardar ouro, era o mesmo de guardar um fiat hoje.
Por isso, sim o Bitcoin pode estar na categoria do commodity, mas isso não significa por si só que tenha de ser reserva de valor.
Em todo esse post, vejo o Satoshi apontar para o Bitcoin como sendo dinheiro circular e não propriamente reserva de valor, apesar de indicar que eventualmente podia ser "colecionado" por alguém.
Maybe it could get an initial value circularly as you've suggested, by people foreseeing its potential usefulness for exchange. (I would definitely want some) Maybe collectors, any random reason could spark it.
I think the traditional qualifications for money were written with the assumption that there are so many competing objects in the world that are scarce, an object with the automatic bootstrap of intrinsic value will surely win out over those without intrinsic value. But if there were nothing in the world with intrinsic value that could be used as money, only scarce but no intrinsic value, I think people would still take up something.
(I'm using the word scarce here to only mean limited potential supply)
Atenção, eu não tenho nada contra o Bitcoin ser usado como reserva de valor, agora também acho que deva ser usado como moeda de troca. E por isso critico, os defensores ferrenhos da reserva de valor, ao dizerem que o futuro do Bitcoin é ser só reserva de valor.