https://www.rtp.pt/noticias/pais/ciberataque-contra-vodafone-afetou-quatro-milhoes-de-portugueses_v1383041
Gradualmente eles tem reposto as comunicações, mas ainda existe muitas falhas nas comunicações.
Nós anteriormente já falamos/debatemos como lidaria o Bitcoin com uma falha generalizada de energia, por exemplo.
Mas este ataque, mostra como um ataque em massa as comunicações podem deixar um país ou vários sem acesso a internet.
Como é que isso afetaria o Bitcoin?
Será que é possível ele ser viável de utilizar offline? É que no caso do dinheiro físico, ele pode continuar a circular e a economia não para completamente.
Olha, se a internet acabar, a gente dá um jeito de inventar alguma coisa.
Já tivemos Brasileiros enviando Bitcoin até mesmo com o auxílio da lua, e como tudo é binário, até um código morse por sinal de fumaça funcionaria
Brincadeira à parte... na falta de internet o Bitcoin será o menor dos nossos problemas, e se formos pensar em restrições... vale lembrar que nem mesmo a china teve sucesso de banir o uso do Bitcoin, pois fecharam as mineradores, mas as negociações certamente continuam.
Já ia postar esse caso do envio de bitcoin via rádio amador,
Ao contrário dos bancos que hoje em dia muitos usam VPNs sobre a internet, eles estão sujeitos a indisponibilidade em seus sistemas de pagamentos, inclusive caixas eletrônicos, caso a internet falhe, então ficará difícil até sacar o dinheiro deles. Os que possuem intranet via satélite, como a Caixa aqui do Brasil, ela não terá inviabilidade nesse caso, mas existe um custo grande para manter o sistema.
Com o bitcoin é possível fazer uma transação offline, ela será válida após ser lançada na rede. Não é intuitivo de usar, mas seria bom um aplicativo que fizesse isso automaticamente: gerar a transação offline e enviar o resultado para outra pessoa quem vai receber para que ela possa eventualmente enviá-la para a rede. O único problema é no caso da transação ser rejeitada pelos mineradores, é um problema a ser resolvido.