Serie - Caminho até ao Bitcoin #01Sem Internet, Sem BitcoinTópico Piloto
.: PrefácioNa sequencia de tópicos do
sabotag3x e da
Disruptivas, tive a ideia de criar uma pequena serie de tópicos a falar um pouco sobre os vários momentos da historia da internet e da tecnologia, que possibilitaram o surgimento do Bitcoin. Se vocês gostarem, darei continuidade a ideia e irei lança-la também na área global do fórum.
.: 1. O InstitutoSem Internet, não podia haver Bitcoin. E a Internet só existe, porque em 1963 foi fundada o
Institute of Electrical and Electronics Engineers nos EUA, sendo o seu objetivo principal promover a inovação tecnológica e a excelência para o benefício da humanidade. Surgiu com a fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE). E apesar de ser um instituto dos EUA, tinha filiais em varias países, com sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de engenharia de telecomunicações, engenharia de automação industrial, etc.
[1]Desde a fundação desta instituição, que tem tido um papel fundamental nas comunicações em todo o mundo, desenvolvendo e definido protocolos e normas que todos nós usamos hoje e são fundamentais para uma comunicação global. Ao IEEE publicar vários artigos técnicos, que permitem criar normas globais, possibilitou o surgimento de um protocolo que hoje permite estar a escrever este tópico: TCP/IP. Mas, antes, vamos ver o que permitiu este protocolo.
.: 2. ARPANET & SATNETEntre 1969 e 1970, sem entrar em muitos detalhes, o Departamento de Defesa dos EUA, estava a desenvolver métodos de transmitir dados fiavelmente através de ligações não fiáveis, de modo a permitir que as varias plataformas do governo pudessem comunicar entre si em segurança, algo que não acontecia na época.
[2] Encontrado os métodos de transmissão desses dados, era preciso um meio de transmissão. Entra assim em ação o SATNET, que foi primeira rede de comunicações via satélite, que permitiu ligar vários pontos dos EUA, Reino Unido e Noruega, com base nos protocolos ARPANET.
Estes dois projetos, são fundamentais para o TCP/IP, pois permitiu que o Vint Cerf e o Bob Kahn se conhecessem e trabalhassem juntos. Alias, eles conheceram-se na
University of California, Los Angeles (UCLA), acabando por trabalharem juntos nestes projetos. Vamos conhece-los um pouco melhor.
.: 3. Bob Kahn & Vint Cerf (ordenado por idade)Bob Kahn, nascido em 1938, com os seus 22 anos já tinha o diploma de engenheira eletrónica, mas continuo os seus estudos até começar a trabalhar para a rede ARPANET em 1972, demonstrando a capacidade do ARPANET se conectar a 20 computadores diferentes.
[3]Vint Cerf, nascido em 1943, ainda quando ainda estava no ensino médio, trabalhou na Rocketdyne no programa Apollo por seis meses e ajudou a escrever software de análise estatística. Em 1970 ele obteve a sua pós-graduação, depois de já ter trabalhado na IBM. E em 1972 também se juntou ao projeto ARPANET.
[4].: 4. Finalmente o TCP/IPEm 1974, Cerf e Kahn escreveram o
A Protocol for Packet Network Intercommunication que foi publicado pelo IEEE.
[5] Este conjunto de protocolos da Internet fornece comunicação de dados ponta a ponta, especificando como os dados devem ser empacotados, endereçados, transmitidos, roteados e recebidos. Surge assim a Internet como a conhecemos hoje.
Mas, não basta dar a conhecer estes protocolos, era preciso serem adotados em massa, de modo a serem realmente uteis para a sociedade. Os testes começaram a surgir em 1975 e durante quase 10 anos, foram realizadas varias comunicações utilizando estes protocolos, até a sua adoção.
.: 5. AdoçãoEm 1982, como era de esperar, o Departamento de Defesa dos EUA, implementou o protocolo TCP/IP como o padrão para todas as redes militares. Também nesse ano, alguns projetos adotaram o TCP/IP, incluindo o ARPANET.
Em 1985, o
Internet Architecture Board, realizou uma conferencia junto da industria de computadores, para dar a conhecer e promover o protocolo TCP/IP. Outras organizações, realizaram o mesmo tipo de conferencias ao longo deste ano.
As primeiras empresas aderir ao TCP/IP foram a IBM, AT&T e DEC. Por sua vez, outras empresas, universidades e instituições começaram adorar este protocolo. Finalmente em 1995, a Microsoft lançou o Windows 95, que tinha nativamente o protocolo TCP/IP, permitindo assim todos se poderem ligar a rede global Internet.
.: 6. Temos Internet, Temos BitcoinSó era possível hoje ter-mos o Bitcoin, porque temos a Internet. E temos a Internet porque o Cerf e o Kahn se conheceram, eram especialistas na comunicação entre computadores, e criaram o protocolos TCP/IP que permite todos nós comunicarmos, não importa em que parte do Mundo estamos. Mas, em 1974 ninguém pensava no Bitcoin, e só a Internet não chegava para o surgimento do Bitcoin. O que mais era preciso?
___
.: Fontes
[1] https://www.ieee.org/about/vision-mission.html
[2] https://paginas.fe.up.pt/~mgi97018/historia.html
[3] https://www.britannica.com/biography/Robert-Elliot-Kahn
[4] https://www.britannica.com/biography/Vinton-Cerf
[5] https://ieeexplore.ieee.org/document/1092259