É galera, por mais que tenha gente dizendo que é hora de pular fora, é meio obvio que esta é a hora, a hora de minerar!
Antes de mais nada, algo muito importante precisa ficar claro, pra quem está chegando agora no mundo do Bitcoin:
Hoje, com a cotação do Bitcoin girando em torno de U$ 5.00 dolares, não é possível ganhar dinheiro minerando, você mal paga a energia que sua placa de vídeo (se for 5850/5870) consome.Porém, para quem quer investir em Bitcoin, minerar hoje para ganhar amanhã, essa é a hora.
Vou tentar explicar:
Essa queda do Bitcoin era prevista, e até muito esperada por muitos. A rede cresceu esse ano de uma forma imensurável, a velocidade da rede multiplicou-se incríveis 115 vezes, pulando de 131.98 GHash/s (03/01/2011) para mais de 14.000 GHash/s (13.52 THash/s) no seu pico, em (19/07/2011).
obs:
Para quem não sabe, a velocidade da rede aumenta conforme as pessoas começam a minerar, quanto mais gente começa a "fabricar" bitcoin, a velocidade da rede aumenta, e infelizmente a dificuldade de se minerar tambem. No inicio do ano por exemplo, com uma Radeon 5870 você podia fazer 8 BTC por dia, na dificuldade de hoje você faz apenas 0.24 BTC/diaIsso fez com que a fabricação de Bitcoin fosse muito maior que a procura pela compra do mesmo, como se existissem vários bancos centrais, vendendo nota de R$ 1 por 0.10 centavos de uma hora pra outra. A dificuldade multiplicou-se de uma forma gigantesca, e derrepente "boom!", chegamos no dia em que se tornou inviavel ganhar dinheiro minerando.
-
Tá Paulo, lamentável, é o fim então? Obvio que não! Isso por mais incrivel que pareça, é bom, é otimo! Sinal de que os adeptos do Bitcoin aumentaram, tudo isso graças a mídia que divulgou forte o Bitcoin, e de boca em boca, site em site, tornou o Bitcoin tão popular quanto é hoje.
-
Ahh Paulo, que legal, ele é popular mais não vale tanto quanto antes, que diferença faz, o que tu vê de bom nisso?O código do Bitcoin já previa isso, uma demanda enorme de adeptos, e uma saturação da moeda, por isso a dificuldade sobe junto com a velocidade, e quando chegamos num patamar de inviabilidade é sinal de que tem muito mais Bitcoin do que precisamos hoje na rede. Resumo da obra, a galera vai pulando fora, os Bitcoin passam a ser vendidos por uma valor menor (cotação em baixa), até tudo se estabilizar. Daqui a pouco a maior parte dos Bitcoins da rede vão ficar escassos, a cotação volta a subir, e a velocidade da rede baixou tanto pela desistência de grande parte dos usuários, que já vale a pena voltar a minerar, o valor do Bitcoin (cotação subindo) e a dificuldade menor de se minerar, já rendem dinheiro, aí então começa novamente a
corrida pelos Bitcoins! Exatamente a mesma coisa que aconteceu esse ano.
Agora eu te pergunto, e você, vai ficar só olhando?Vi muita gente se lamentando aqui no fórum, dizendo "
ahh como eu queria ter começado a minerar lá atrás, quando era facil fazer Bitcoin". Pois então, essa hora voltou. Lá atrás, como você diz, era facil minerar, porque obviamente o Bitcoin não valia quase nada (tipo hoje), e não era viavel faze-los, por isso existiam pouquissimas pessoas minerando. E por que elas mineravam se não valia a pena? Por que sabiam que a corrida em breve ia começar...
A tal corrida aconteceu, quem minerou lá atrás, ganhou muuuito dinheiro, muito mesmo, esse ano. Teve gente que ganhou milhares de dolares e/ou euros, no mundo inteiro, vendendo Bitcoin.
Resumindo é isso, acho que é válido falar sobre, criar um tópico, até porque não são todos que sabem dessas coisas.
É aquela história, "informação nunca é demais".
Abraços a todos, vamos em frente!