Author

Topic: Smart Savings - Plataforma para obter renda passiva em ETH (Read 79 times)

jr. member
Activity: 31
Merit: 49
Pra quem tiver interessado, adicionei um pequeno vídeo que mostra um pouco sobre como funciona o app: https://liberdapps.github.io/SmartSavings/SmartSavings.mp4

Um abraço!
jr. member
Activity: 31
Merit: 49
Opa, TryNinja, beleza?

Bem, o Smart Savings não é exatamente um farm aggregator/auto-compounder, no sentido em que ele não busca ativamente qual plataforma DeFi oferece maior APY no momento e tenta balancear/migrar os fundos. Ele funciona mais como uma "savings account" de ETH. A ideia é que, em vez de deixar o ETH parado na carteira sem render nada, ao colocá-lo conta de savings, seu valor irá crescer (por meio dos juros obtidos via Compound) e que você também receba parte das taxas de transações de outros usuários como dividendos, diretamente em ETH. Seria algo mais próximo do Ethereum Gold, onde as pessoas ganham dividendos com base nas compras e vendas de tokens, mas com a diferença que seu valor em ETH nunca diminui quando outras pessoam saem da plataforma. No Smart Savings, descontadas as taxas iniciais de depósito, a tendencia é seu ETH apenas crescer, seja em valorização via Compound, seja por taxas de transações (dividendos).  Consegui passar melhor ideia?

Há alguns minutos, fizemos algumas melhorias no código, o que alterou um pouco o byte code para o contrato anterior, mas iremos atualizar o front-end com o seguinte contrato atualizado, 100% verificado na Etherscan:
https://ropsten.etherscan.io/address/0x37cF0b54D42f15aae494ED4D5cE32737fEFBF0dE

Qualquer dúvida só avisar.
Um abraço!
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Pode verificar o código do contrato na Etherscan?

Pelo que eu entendi esse é mais um farm aggregator/auto-compounder? Qual o diferencial dos milhares que existem por aí (Harvest, Yearn, etc...)?
jr. member
Activity: 31
Merit: 49

Salve!

Recentemente lançamos na rede Rospten (testnet do Ethereum) o Smart Savings, um app para renda passiva em ETH onde você mantém 100% do controle sobre os seus fundos.

Screenshot:
Link para plataforma na Testnet: https://liberdapps.github.io/SmartSavings/

Como funciona?

Existem duas formas de se obter renda:

1. Você investe na plataforma ao comprar cotas com ETH. Os fundos investidos na compra são automaticamente colocados para ganhar juros na Compound, uma das maiores plataformas descentralizadas para empréstimos colateralizados na rede Ethereum. Isso significa que as suas cotas estarão sempre crescendo em valor (em ETH) no tempo, a uma taxa variável de juros ofertada pela Compound. Uma primeira forma para aumentar a sua quantia em ETH seria comprar cotas na plataforma e depois vendê-las com lucro.

2. A segunda forma seria através dos dividendos (também pagos em ETH): sempre quando uma cota é comprada ou vendida no app, uma pequena taxa é cobrada (sobre o valor em ETH) e então distribuída automaticamente entre todos os cotistas proporcionalmente. Exemplo: se você detém 50% das cotas, você recebe 50% dos dividendos a serem distribuídos. Quanto mais cotas você tiver, maior será seu "Holding power" e mais dividendos você receberá.

A plataforma beneficia holders de longo prazo: quanto mais tempo você permanecer na plataforma, maior será a valorização das suas cotas e mais dividendos você irá ganhar.


Quais taxas são cobradas?

Como a plataforma funciona na rede Ethereum, as seguintes operações requerem o pagamento de taxas de rede:

  • Compra de cotas
  • Venda de cotas
  • Retirada de dividendos

Essas taxas são exclusivas da rede. Existe também uma taxa de 1% cobrada sobre a compra e venda de cotas. Essa taxa de 1% se subdivide em:

  • 0.25% - destinada a um fundo para desenvolvimento e expansão da plataforma (e.g., suportar stablecoins e outros tokens)
  • 0.75% - taxa descontada e distribuída automaticamente como dividendos para os cotistas da plataforma.


Quais os riscos envolvidos?

O Smart Savings é um app descentralizado e automatizado: todo o processo para compra/venda de cotas, investimento/regaste de fundos via Compound, cálculo, distribuição e retirada de dividendos é gerido por smart contracts. A qualquer momento você pode vender suas cotas e recuperar a quantia em ETH exibida no seu dashboard. Os dividendos também podem ser regatados a qualquer momento. Isso é uma vantagem da plataforma comparada a outras soluções centralizadas em que você precisa ceder o controle dos seus fundos para terceiros.  Apesar disso, nada é 100% livre de riscos, e os principais riscos do Smart Savings são:

  • Risco inerente da plataforma Ethereum.
  • Risco do contrato inteligente da Compound.
  • Risco do contrato inteligente da Smart Savings.

O risco #1 já é um risco que todo holder de ETH já está sujeito, e não um risco adicional.

Quanto ao risco #2, optamos por integrar com a Compound para rentabilizar fundos por essa ser uma plataforma amplamente conhecida por gerenciar bilhões de dólares em ativos, além de ter passado por auditorias e testes no mundo real.

Por fim, há também o risco do contrato do Smart Savings: neste ponto, estamos investindo em rigorosos testes para reduzir ao máximo a possibilidade de bugs. Há também planos para contratar uma auditoria independente para o nosso código no futuro.


Como faço para acessar a plataforma?

Como dito, há uma versão 100% funcional da plataforma lançada na rede Ropsten para early adopters que estejam interessados em testá-la:
https://liberdapps.github.io/SmartSavings/

Seria fantástico ter um feedback da comunidade sobre a iniciativa. Caso precisem de Test ETH, basta nos avisar!

Um abraço!
Jump to: