Olha Joker, nosso mundo vive de guerras, então é difícil dizer onde poderíamos estar sem elas, mas é inegável dizer que as guerras contribuíram em muito para as evoluções tecnológicas, é na pressão da batalha pela sobrevivência que grandes ideias surgem e investimentos do governo brotam de tudo quanto é lado.
Claro que um Elon Musk da vida também consegue fazer isso na ganância do poder, sem que aja uma guerra, mas não se vê muitos casos como esses.
Não respondi sua mensagem anterior, mas vou responder nessa
É verdade que a guerra acaba obrigando as pessoas e países a evoluir / mudar pela necessidade de sobrevivência, existência e relevância.
Mas tenho dois pontos extremamente contra:
1 - Hoje a época é diferente, com o capitalismo a humanidade toda está evoluindo tecnologicamente muito rápido, e essa evolução só vem ficando mais e mais rápida, veja só a Tesla e SpaceX que são os exemplos mais famosos de tecnologia de ponta e inovadora.
Em 1906 tivemos o primeiro avião, em 1969 o ser humano pisou na lua e hoje em 2022 estamos conversando sobre morar em marte em alguns anos.
E hoje, pelo contrário, acredito que esse gasto desenfreado da Rússia, e Ucrânia lutando para se defender, com todos países enviando armamento, é um gasto EXTREMAMENTE DESNECESSÁRIO que os únicos que vão ganhar com isso são as empresas fabricantes das armas, munições e equipamentos.
2 - Continuando na linha acima, o ser humano é uma lástima, tanto dinheiro gasto para se "proteger" de outros seres humanos que poderia ser gasto em evolução, igualdade e desenvolvimento, mas não, precisa ser gasto com armas, e isso pra mim é ridículo.
Parece que o ser humano evoluiu mais na tecnologia do que o cérebro conseguiu acompanhar, e a mente ainda está lá nas savanas, lutando contra outros humanos por comida.