Following is a translated version of the original post that is available at this linkSobre as Recentes Alegações e Campanhas de Difamação
Quando o conceito de Bitcoin foi inicialmente introduzido numa mailing list de criptografia por Satoshi Nakamoto, certos programadores alegaram já ter “
provado que o consenso descentralizado era impossível”. Hoje, os mesmos programadores apresentam uma “prova” igualmente ilusória de que a implementação das há muito publicadas optimizações de ASIC é algum tipo de “ataque” à rede da Bitcoin.
Gostaríamos de esclarecer as coisas.
A Bitmain testou o ASICBOOST na rede de teste mas nunca usou o ASICBOOST na rede principal, como insinuado na
proposta de Gregory Maxwell. Pedimos provas conclusivas a quem afirmar a falsidade disto, porque tais afirmações sem fundamento são tóxicas para o espaço da Bitcoin. Também cremos que a matemática usada por Gregory Maxwell está incorrecta e que o método não é prático num ambiente de produção.
Os nossos chips ASIC, tais como os de outros fabricantes, têm um design de circuito que suporta ASICBOOST. No entanto, o método ASICBOOST não foi usado por nós na rede principal. Ainda
não vimos nenhuma prova na rede principal de que alguém o tenha usado da forma patenteada.
A Bitmain detém a patente do ASICBOOST na China. Podemos usá-lo legalmente nas nossas centrais de mineração na China para obter lucro e vender os contratos de mineração na nuvem ao público. Isto, embora lucrativo, é algo que não faríamos pelo bem geral da Bitcoin.
O equipamento de mineração produzido pela Bitmain para o seu próprio uso não tem de forma alguma a intenção de ser tecnicamente superior ou mais eficiente em termos energéticos do que o equipamento para venda ao público. O método ASICBOOST não foi aplicado pela Bitmain para aumentar a eficiência energética dos mineiros nas suas próprias centrais de mineração.
O equipamento de mineração de Bitcoin deprecia rapidamente. A Bitmain tem consistentemente introduzido modelos de mineiro mais novos e eficientes para todos. Como tal, a afirmação de que a implementação do ASICBOOST, que pode levar a uma diferença de 20% na eficiência energética, é algum tipo de desenvolvimento negativo para o modelo de negócio da Bitmain é falsa. A Bitmain mostrou a habilidade de se adaptar e prosperar no ambiente de mineração de Bitcoin, extremamente desafiante e em constante mudança. Quer o ASICBOOST seja usado ou não, a Bitmain continuará a produzir mineiros mais eficientes.
A Bitmain sempre apoiou o
Acordo de Hong Kong, o que significa Segwit e uma bifurcação forte para um tamanho de bloco de 2MB, até já não acharmos que não iria acontecer num futuro próximo. De facto, a Bitmain está
registada publicamente como sendo historicamente apoiante do SegWit e Lightning Network no contexto do acordo de Hong Kong, e quaisquer acusações do contrário são completamente falsas e ilusórias.
Os mineiros adoram soluções com múltiplas camadas como a Lightning Network. Para suportar estas soluções exteriores à blockchain, a Bitmain apoia fortemente o conserto dos problemas de maleabilidade. Ao mesmo tempo, também acreditamos que a primeira camada, que foi bem testada pelo tempo, é muito importante e não deve ser danificada. Estamos preocupados com a política e precedência determinadas pela Bitcoin Core neste aspecto.
“
Tothemoon”, um plano de extensão dos blocos proposto recentemente por Purse.io usando uma nova implementação do protocolo da Bitcoin chamado
Bcoin,
poderia ser projectado para ser incompatível com ASICBOOST, tal como o Swgwit é. O ASICBOOST não é um impedimento ao apoio do SegWit ou Tothemoon por parte da Bitmain. O SegWit não está a correr em produção porque as condições deixadas claras no
acordo de Hong Kong não foram cumpridas, nas quais prevemos um aumento do tamanho dos blocos sem testemunha em conjunto com SegWit. O co-CEO da Bitmain Jiham Wu expressou recentemente de forma clara o apoio ao Tothemoon. Tothemoon é um aumento do tamanho dos blocos real e standard, mas não através de uma política de desconto de testemunhas arbitrária.
A
proposta recente de Gregory Maxwell sugere mudar a colisão 2^32 para uma colisão 2^64 para tornar o ASICBOOST mais difícil. O resultado disto seria uma perda para os detentores de patentes e para o protocolo da Bitcoin. Os detentores de patentes não ganharão nada e o protocolo da Bitcoin ficará mais complicado. Os únicos beneficiários serão os burocratas técnicos que o estão a projectar. Quanto mais complicado for o protocolo, maior se torna o custo e a barreira a ter várias implementações. Confirmamos que suportamos múltiplas implementações porque elas trazem mais inovação e melhor segurança à rede, ao mesmo tempo que ameaçam a posição monopolística de certos programadores.
A Bitmain tem apoiado continuamente o aumento do tamanho dos blocos da Bitcoin. Aumentar o tamanho dos blocos tornará as colisões ainda mais difíceis, diminuindo os potenciais benefícios dos ganhos da Bitmain do ASICBOOST privado assumido pela proposta de Maxwell. As teorias da conspiração não batem certo neste aspecto.
Há formas melhores de resolver os problemas que a proposta de Gregory Maxwell tenciona resolver. Pensamento adversativo não é a única forma. Sugerimos trabalhar com os detentores de patentes para que a patente possa ser usada pelo público. Se todo o equipamento de mineração pudesse usar ASICBOOST, baixaria o custo de J/GH e aumentaria a taxa de cálculo de hashes total da rede, tornando a rede da Bitcoin ainda mais forte. Portanto, o método ASICBOOST não é um “ataque encoberto” à função PoW da Bitcoin. É uma optimização de engenharia.
O melhor método para fazer uso do ASICBOOST é usando os bits de versão dos cabeçalhos dos blocos da Bitcoin. O detentor da patente, Timo, mencionou-o na patente. A proposta de Gregory Maxwell parece não ter reparado nisto. A utilização destes bits foi proposta por Timo Hanke através do processo BIP da Bitcoin Core, mas foi rejeitada por Gregory Maxwell e pelos programadores da Core.
A Bitcoin Core é agora quase controlada por um
pequeno e secretivo comité. Qualquer pessoa com senso comum sobre a história humana pode perceber que isto é o começo de uma ditadura. Chamar a uma optimização um “ataque” é um truque político para ganhar poder.
A poposta menciona que “a engenharia reversa de um chip de mineração particular demonstrou conclusivamente que o ASICBOOST foi implementado”. Esta afirmação parece ser direccionada à Bitmain. Acreditamos que a comunidade da Bitcoin precisa mais de contribuidores construtivos do que de policiamento deste tipo.