Me inspirando no Paredao e nas metáforas deles, pensei que é como quando você cresce e percebe que seus pais não são perfeitos e nunca vão ser e que tudo bem e que é necessário seguir o baile. Eu não sei exatamente.
Eu realmente acho que o mercado amadureceu um pouco mais a ponto de entender que problemas acontecem, principalmente com uma rede que se autointutula "mainnet-beta". Claro que isso não blinda os projetos de sofrerem com isso, mas tem gente que já inclui essas possibilidades no preço e na sua têse de investimento.
Sobre o ponto 3, pelo projeto ter por trás a Alameda, tu acha que isso é bom ou ruim? Isso dá segurança para as reestruturas? Ou é ruim?
Eu tenho uma opinião bem mista quanto a isso. Por um lado, eles querem lucro e vão garantir que o projeto dê certo, seja com marketing, listagens na exchange, investimentos, liquidez, etc... por outro, é exatamente por eles quererem lucro que é perigoso.
Eles perderam um pouco do meu respeito depois da treta com a moeda REEF, onde a Alameda se ofereceu para "investir" no projeto por meio de uma compra OTC de grande porte (com descontos), e a primeira coisa que eles fizeram ao receber as moedas foi dumpar na Binance. Eles são uns verdadeiros tubarões.
Achei essa notícia em Português sobre o acontecimento, caso não tenha visto:
https://www.moneytimes.com.br/o-que-realmente-aconteceu-entre-a-alameda-research-e-o-protocolo-reef-finance/Agora o ponto que você trouxe sobre os pools e oráculos, não havia pensado profundamente sobre isso. Pode explicar mais sobre esse ponto, fiquei curiosa sobre a questão de como os grandes players preferiam evitar que não houvesse disparidade de preço.
Você já deve estar familiarizada com o Compound.finance, Aave, Cream, e outros mercados DeFi de lending (emprestimos), certo? Na Solana tem a mesma coisa, com projetos como Port.finance, onde você pode depositar uma moeda e pegar um emprestimo com outra moeda, utilizando o seu deposito como colateral.
Para garantir a segurança de quem deposita nesses protocolos, deve-se ter sempre um bot que verifica o preço das moedas e a posição dos usuários para liquidar aqueles cujo valor do colateral já não é mais suficiente para cobrir o seu empréstimo.
Agora imagina a seguinte situação:
1. Eu deposito 1 SOL, equivalente a $150, e a uso como colateral para pegar um empréstimo de $100 USDC.
2. Com a SOL valendo $150, a rede cai. Como consequencia, o oráculo e todas as dexes onchain congelam nesse estado e valor (SOL = $150).
3. Enquanto isso, a SOL cai para $90 lá na Binance/FTX/Coinbase.
4. A rede volta no mesmo ponto onde parou (SOL = $150), mas a terra continou girando e o verdadeiro valor da moeda agora é $90. O colateral (antes $150) para os $100 agora vale apenas $90.
5. Bot wars! Um monte de bot de arbitragem tenta vender seus SOL por $150 (on-chain), enquanto os bots de liquidação do mercado de empréstimos tentam liquidar o 1 SOL para pagar o empréstimo de $100 USDC.
6. O bot de liquidação perde a corrida e vende o 1 SOL por $90. O mercado de empréstimos agora está insolvente.
Mas e se a rede volta e o preço continua no mesmo valor de $150? Bem, nada mudou. O empréstimo ainda está colaterizado e seguimos como se nada tivesse acontecido.