Fiquei curiosa com algumas coisas. Primeiro, o que é Relai?
Quanto aos bancos, pelo menos em Portugal, em termos de transacções para outras contas, não funcionam aos fins de semana. Temos que esperar pelos dias úteis. Na EU presumo que seja igual, já que estamos todos sob a alçada do BCE.
Completando o que o darkv0rt3x comentou...
Infelizmente, nem toda a UE é igual. Se usar o Revolut, as suas transferências são feitas em minutos, e ao fim de semana também com o pagamento de uma taxa (durante a semana é free).
No caso da banca tradicional, em Portugal, devemos ser dos países mais mal servidos na UE. Apesar do sistema SEPA permitir transferências no mesmo dia, são poucos os bancos portugueses que disponibilizam essa opção, mesmo quando dizem que disponibilizam. Eu raramente vejo essa opção, mesmo que fosse preciso pagar uma taxa.
As transferências SEPA são mais rápidas, sendo que a rapidez da mesma irá depender da conta do remetente e do destinatário pertencerem ou não ao mesmo banco (transferência intrabancária) ou a bancos diferentes (transferência interbancária). Caso faça uma transferência SEPA para uma conta do mesmo banco que o seu, a transferência ficará disponível no mesmo dia. No caso de fazer uma transferência SEPA para uma conta de um banco diferente, o dinheiro deverá estar disponível até ao final do dia útil seguinte.
Desde 2018, também é possível solicitar transferências SEPA imediatas em bancos tradicionais que tenham aderido ao protocolo, frequentemente com um custo adicional.
Quando chegamos ao fim-de-semana, tudo pára...
Os fins de semana e feriados poderão atrasar o processo uma vez que o tempo de transferência apresentado pelos bancos tradicionais apenas considera dias úteis.
Se está em Portugal e pretende fazer uma transferência através do seu banco, deverá considerar os feriados nacionais existentes e os fins de semana, assim como o horário de encerramento dos bancos. Ao planear uma transferência junto de um banco tradicional, tenha em consideração que os bancos em Portugal encerram às 15h.
Adicionalmente, é importante ter em atenção eventuais feriados e fins de semana no país do destinatário, uma vez que estes também poderão atrasar o processamento do dinheiro. Poderá ainda ser necessário considerar as diferenças de fuso horário e os horários dos bancos intermediários entre o banco remetente e o banco destinatário, nomeadamente os feriados e fins de semana destes.