Eu fiz esse comentário, sobre o segwit como forma de pergunta, você participou, mas até hoje ninguém me respondeu ,efetivamente, então acho que ninguém tem certeza do que pode acontecer, o comentário foi esse:
Na Bitcoin original, não é possível alguém confiscar a Bitcoin das pessoas. O suposto ataque de 51% dos mineradores é uma espantalho. Pois, as assinaturas estão na blockchain. Portanto, um bloco sem assinaturas ou com assinaturas inválidas seria rejeitado pelos outros 49%. O suposto ataque só afetaria carteiras leves que confiem na verificação de pagamento simplificada (capítulo 8 do white paper). Por exemplo: aplicativos de celular que não baixam a blockchain para validar o bloco. Mas, ninguém usa esse modo simplificado de verificação. Até mesmo uma carteira de celular se conecta a um nó cheio (full node) do próprio fabricante da carteira para solicitar uma verificação.
Por outro lado, o SegWit tornou o pesadelo do ataque de 51% uma realidade. Pois, o SegWit retirou as assinaturas da blockchain. O quê tornou impossível a rejeição de um bloco por si só. Um nó cheio (full node) pode até testemunhar um confisco de Bitcoin, mas ele precisa que os 49% de mineradores honestos se separem dos 51% de ladrões. Os 49% dos mineradores honestos podem se separar por conta própria. Mas, a prova que eles precisam para convencer uns aos outros está fora da blockchain. Eles dependem da sorte para se separar da maioria de ladrões de forma bem sucedida.
Os grandes mineradores seriam ameaçados por governos para roubarem Bitcoins de pessoas específicas. Os grandes nós da rede seriam ameaçados para violarem o sigilo da identidade das pessoas.
Mudar de opinião é um sinal de inteligência.
Um ataque de 51% é feito pelos mineiros, como eles detêm um maior poder computacional, eles escrevem mais rápido na blockchain, então a cadeia deles será maior que a honesta conforme o tempo passar e então uma hora todos vão pensar que aquela é a cadeia certa por ela ser mais longa, simplesmente abandonando a antiga.. nesse texto, o cara está falando sobre os fullnodes, acredito que nem todos nós devem estar hábeis com endereços segwit, então, pelo que eu entendi, esses nós(pré-segwit, os legacy) seriam os únicos que não checariam as assinaturas dos endereços segwit e poderiam aceitar um bloco inválido, porém como a vasta maioria(não achei as estatísticas) já deve usar nós que entendem o que é o segwit, esse problema deve ser nulo com 6 confirmações (6 blocos)..
"Os grandes mineradores seriam ameaçados por governos para roubarem Bitcoins de pessoas específicas" se fosse fácil, eles roubariam para eles, não para os governos.. Tal roubo mataria o preço da moeda, e o lucro deles.. A BITMAIN (que deve ter 50% do hashrate), ganha 12,5/2 BTCs a cada 10 minutos *6*24 = 900 BTC/dia, 23.392.415,00 BRL/dia, 27.000 BTC/mês ou 701.772.462,00 BRL/mês..
Eles não tem vantagem em roubar, já em moedas menores, pode ser interessante pois é menos custoso (requer menos hashrate), prático (você pode alugar poder computacional) e você não vai perder receita, já que aluga hashrate e não tem equipamentos que sofrerão com a queda no preço..