Author

Topic: TCU e BNDES lançam Rede Blockchain Brasil (Read 52 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
September 27, 2022, 05:46:14 PM
#3
Tem que ver o que vai ser essa blockchain na prática. Considerando que apenas os "patronos" (TCU e BNDES) poderão ter poder na rede ("voto e veto"), não vejo tantos beneficios versus um banco de dados centralizado. As vezes seria mais fácil um banco de dados centralizado com um sistema de hashing e verificação robusto. Tongue
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
September 27, 2022, 02:40:51 PM
#2
Medida bem interessante.
Isso é um forma de utilizar esta bela tecnologia de forma pratica, sem grandes mudanças estruturais e ao mesmo tempo vir a poupar recursos a medio/longo prazo.

Já esta em vigor ou em testes?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 27, 2022, 04:37:55 AM
#1
Quote
Por Secom TCU
31/05/2022

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram, na última segunda-feira (30/5), a Rede Blockchain Brasil. A rede pública, sem fins lucrativos, já funciona em caráter experimental e a previsão é de que a primeira aplicação descentralizada ocorra em 2023. A tecnologia busca trazer inovação, eficiência, transparência e integridade a atos e contratos da administração pública.

A Rede Blockchain Brasil funcionará como uma base de dados pública, com o armazenamento de informações em blocos encadeados de forma sequencial. Para que os documentos sejam aceitos na rede, deve haver consenso entre as partes e, uma vez publicados, não podem ser modificados nem deletados, garantindo segurança e integridade dos dados.

De acordo com o superintendente da área de Tecnologia da Informação do BNDES, Fernando Lavrado, contará com três tipos de participantes: os patronos, que serão somente o TCU e o BNDES, com poder de voto e veto; os participantes associados, que participarão da governança com voto e serão responsáveis pelos nós, com validação e registro das transações válidas na cadeia blockchain; e os parceiros, que podem usar a rede e fazer transações, mas não participam no núcleo de validação e consenso.

https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-e-bndes-lancam-rede-blockchain-brasil-e-definem-proximos-passos.htm

Eu soube apenas ontem dessa notícia de maio.
O estado brasileiro lançou um Blockchain próprio pra transparência dos dados públicos. Quem diria que o governo Brasil tomaria uma frente dessa usando uma nova tecnologia.

Sempre desconfio de coisas do governo brasileiro, mas isso pode ser bom para substituir cartórios

Vocês sabem mais dessa notícia?
Jump to: