Infelizmente, eu não acredito nada no projeto.
Já discutimos aqui várias tentativas de criar ''países privados'' e muitas dessas iniciativas eram até com pessoas que tinham MUITO dinheiro pra comprar terrenos e desenvolver esses territórios.
Você já assistiu a série "wild wild country " ?
É sobre a vida do Osho.
O Osho conseguiu , na época dos hippies nos anos 70 nos eua, milhares de seguidores, na época do boom da economia dos EUA.
Ele tinha simplesmente milhares de discípulos milionários que não tinham onde enfiar dinheiro.
A legislação americana permite que um grupo de pessoas compre uma terra e forma uma sociedade alternativa, fundando até seu próprio município sem burocracia do estado. Cobrando seus proprioa impostos, formando sua própria polícia com os habitantes, etc...
A série conta essa história. No começo é maravilhoso, só agricultura orgânica, meditações todos os dias, só amor na comunidade.
No final, o resultado é tenebroso. Essa sociedade acabou sendo uma das mais perigosas, vigilância em massa (câmeras até dentro da casa das pessoas), envenenamento, estupros, violência, assassinatos etc.
Não conhecia a história. Dei uma lida na sinopse aqui por cima e eles citam ''O líder de uma seita constrói uma cidade utópica no deserto do Oregon e entra em conflito com os moradores do lugar''. Realmente não duvido que dê muita merda.
Pra mim, um dos maiores requisitos pra um projeto desse, é que exista ALGUMA LIGAÇÃO com a terra em questão e com as pessoas do local. Vizinhos são algo muito complicado e juntar pessoas que NÃO se conhecem no dia-a-dia pra viver juntas, é quase um terror pra mim.
Eu já tive várias experiencias com eco-vilas, com republicas, com moradia estudantil, com comunidades digitais e comunidades físicas com ''pequenas organizações autônomas''. E eu acho que o vínculo é das coisas mais importantes nessa experiências. Quando existe um vínculo, acho que existe um incentivo positivo pra se resolver conflitos, pra lidar com falta de consenso... as pessoas vão saber ''seus papeis'' nas relações/comunidade.
Juntas vários malucos pra uma experiencia autônoma já foi meu sonho, hoje é quase um pesadelo. Eu só penso em QUANTOS FOLGADOS vão deixar tudo sujo kkkk
Eu passei umas semanas com meu pai recentemente e já fiquei PUTA que ele não abaixa a tampa da privada e molha todo o chão pra escovar os dentes, imagina várias pessoas que NÃO TEM PORQUE EU NÃO DESFAZER O VÍNCULO.