Em 2017 então você nem entraria no mercado, aos 10 mil reais você já consideraria alta e ficaria de fora vendo o valor bater 70k. Não dá pra esperar que vai descer só porque o valor tá subindo e nem que vai subir só porque está descendo.
Ainda que a volatilidade seja inevitável nesse meio, considero que seja melhor comprar apenas em "situações minimamente estáveis". Se o BTC dobrar de preço nos próximos 4 dias, por exemplo, é óbvio que vai ocorrer uma correção do preço, então prefiro me manter longe (em questão de comprar, pelo menos) até que as coisas se estabilizem. Cogitar que o preço vai continuar subindo e continuar comprando nesse cenário é algo que não faço e nem recomendo ninguém a fazer, mas cada um é livre para fazer o que quiser com o próprio dinheiro.
E você já ouviu falar em stop-loss? É a primeira coisa que qualquer um que deseja ser trader aprenda. Isso que você tá falando ai de não vender no prejuízo é ser holder, algo totalmente oposto do que você prega no post inicial.
Se você não optar por shitcoins obscuras que só são "pumpadas" vez ou outra, não há razão para se desesperar no curto prazo com quedas no preço. Não vender com prejuízo é questão de bom senso, ainda mais quando se está começando com pouco capital.
Desculpa, mas achei as dicas muito, muito ruins. Concordo com as observações do Loganota. Essa dica número 4 só é aceita como meme ou brincadeira. São dicas simples que em alguns casos não faz sentido ou são reaproveitadas de outras dicas já amplamente divulgadas que nunca ajudaram ninguém a ficar rico.
Minha proposta aqui obviamente não é dar receita de bolo pra ficar rico (até mesmo porque isso não existe), apenas tentei transmitir alguns aspectos básicos sobre o tema. Se tratando das moedas principais pelo menos, a dica 4 não é nenhum absurdo. Com relação aos itens que "não fazem sentido", seja mais específico.