Embora a Apple pague o dobro, ela tem menos de 1/5 dos usuários. Ou seja, uma música no Spotify toca, numa conta tosca, 5x mais do que na Apple. Como a Apple paga só o dobro, o artista pode receber ainda menos da Apple... dependendo da quantidade streams
Dai eu ter comentado que a informação é vaga e temos de levar em conta outros fatores, não mencionados.
O que o artigo se baseia é nos dados do L.Dre do ganho entre as duas plataformas, indicando o mesmo numero de visualizações. Agora não sei o tipo de acordo que ele tem entre as duas plataformas, entre outros fatores que podem estar envolvidos.
Não imaginava isso também. Não sei se as receitas/despesas da Apple são segmentadas pelos seus produtos. Mas se pensamos só na Apple Music vs Spotify enquanto produtos que poderiam gerar renda para os artistas, a luta não é nada desigual.
Olha que é bem desigual. Primeiro porque a Apple, ainda antes do Spotify existir, já tinha vários acordos com as editores/músicos por causa do iTunes. Para não falar do poder negocial que uma Apple tem, face a outras empresas novas no mercado.
Outro ponto, que se pode notar a luta desigual, é que a Spotify tem de dar uma % das subscrições a Apple, para poder ter a app no iPhone. Isso dá margem para Apple pagar royaltys maiores aos artistas, porque na realidade ela sabe que irá ganhar através dos seus clientes ou dos clientes dos concorrentes, como Spotify, Deezer e outros.