Caros, tenho perguntas que não consigo responder.
Essa semana eu me deparei com uma
projeção que me deixou realmente surpresa:
''Wood não está sozinha nas expectativas. A gigante dos serviços financeiros Fidelity, por exemplo, estima que o preço do BTC atingirá US$ 100 milhões até 2035 e US$ 1 bilhão até 2038.''
Acho que aqui, a questão da inflação da moeda está sendo levada bastante em conta. Mas nesse cenario de $1B por Bitcoin em 15 anos, realmente qualquer fração vai fazer bastante diferença. O que mais me surprendeu da projeção é que não de um ''nativo-cripto'' louco apaixonado. A projeção vem de uma empresa respeitada do setor financeiro tradicional.
A minha opinião é: hoje em dia, de forma prática, Bitcoin é meramente especulação.
Se vai subir ou cair, praticamente não tem ideais solidos para se analisar. Do nada pode subir $10k, cair $20k, ou andar de lado.
Quer tentar ganhar dinheiro? Pode arriscar comprando uns sats aqui e acolá. Se quiser jogar a casa em trades alavancados, é uma opção, assim como também é jogar tudo no jogo do tigrinho.
Quer arriscar que o Bitcoin um dia vai ser algo verdadeiramente útil para você e a sua tia? Compre um trocado com dinheiro de pinga e vai juntando, tenha a mentalidade que ele pode um dia não valer nada e você vai dormir tranquilo com isso.
A excessão seriam países pobres onde ou você tem crypto por meio da internet ou fica preso a uma moeda que mal serve como papel higienico. Mas por aí as stablecoins talvez façam mais sentido.
Eu não sei oque aconteceu aqui
, confesso que talvez sou um ignorante nesse assunto "jogo do tigrinho", mas ele deve ter pontos fantásticos que infelizmente deixei passar despercebido e por isso não consigo entender oque faz você escrever uma coisa dessas.
Respeito tua opinião, mas também tenho o direito de dizer que achei uma verdadeira aberração esse post.
Eu também ''estranho'' essa posição do Ninja.
O posicionamento do Ninja está ''bem alinhado'' inclusive com um Estudo Recente do Banco Central Europeu. Mas é como se das mesmas premissas, minha conclusão fosse bem diferente.
Primeiro em relação ao estudo, eles compararam o Bitcoin com 44 moedas fiduciárias em relação a volatilidade, liquidez, riscos e benefícios para as economias.
A conclusão foi que sim, os ciclos do Bitcoin têm seu impulso na especulação financeira, mas que as criptomoeda podem oferecer muito beneficios para os países emergentes e economias em desenvolvimento (EMDEs).
Os beneficios segundo o ECB:
#1: As criptomoedas são particularmente atraentes para investidores de países onde a escolha da carteira de ativos de investimento é restringida por fatores regulamentares ou institucionais.
#2: Apesar da volatilidade, as criptomoedas podem ser uma reserva de valor mais sólida do que as moedas nacionais de países onde a inflação é elevada e a taxa de câmbio tende a depreciar-se.
#3: Residentes de EMDEs podem utilizar criptomoedas para transações transfronteiriças, driblando controles de capital e reduzindo custos de remessas internacionais.
E a conclusão do Banco Central Europeu:
"Isso sugere que o Bitcoin, apesar das flutuações de preço, pode ser apreciado como
reserva de valor ou meio de troca em países que enfrentam a desvalorização de suas moedas. Isso implica que a instabilidade macroeconômica pode impulsionar ainda mais o uso de criptoativos."
Então sim, existem ondas de especulação e existe volatilidade, mas comparar isso com tigrinho não faz SENTIDO. Estamos falando de uma moeda que da chance de pessoas em TODO MUNDO segurarem o valor da sua economia, acessarem mercados inovadores, de mudarem de vida. E eu também não acho que hoje em dia seja só uma questão de EMDEs. A Europa e os EUA estão com uma moeda enfraquecida. O Bitcoin com reserva de valor é importante pra todos. E também acho praticamente impossível que '' ele pode um dia não valer nada ''.