Assim como ações e bolsa, refletido em índices como SPX, até o IBOV, aqui do brasil, que desde quando foram criados, sempre valorizaram, creio que o bitcoin continuará se comportando da mesma forma. Podemos dizer que não são as ações que valorizam, mas o dinheiro que diminui seu valor ao longo do tempo.
Mais ou menos. Vai falar isso pra quem comprou Bitcoin a 80mil reais em 2017 e vendeu a 20mil em 2018.
Quanto ao SPX, ele valoriza em USD, ano apos ano:
O mesmo não pode ser dito do Ibovespa. vamos ver o ibovespa em dolar (indice EWZ):
...
Muitos entram para o mercado sem nenhuma noção de risco ou de rumos que ele pode tomar, por outro lado esses investidores se sujeitam a ruidos de outras pessoas dizendo que ativo tal vai explodir e coisas do tipo.
Quanto mais curto prazo mais randômico e sujeito a manipulação é o mercado. Mas no longo prazo mesmo, como em períodos superiores a 10 anos, você pode concluir ou até prever algumas coisas.
Por exemplo, houve um topo no índice SPX durante a bolha .com nos anos 2000, foi apenas uma antecipação do mercado à popularização da internet e serviços relacionados, quem comprou o índice no topo poderia reaver o dinheiro 8 anos depois. A crise de 2018 foi apenas um ruído, que respaldou nos mercados mas o índice se recuperou em 6 anos, muito provavelmente resultado do progresso tecnológico iniciado nos anos 90
Podemos relacionar essa valorização constante com o crescimento da população mundial e suas economias, em média. Nesses casos 10 anos seria um tempo razoável para investir sem estar sujeito à quedas.
Agora quanto ao bitcoin, por enquanto vemos uma valorização sempre positiva, e eu imagino que isso vá continuar para sempre se nada de grave ocorrer no protocolo.