discordo que ninguém liga pro Brasil, a binance mesmo liga, por isso entrou pesado aqui e agora é uma das maiores players no país
tem muita grana pra ser feita empreendendo no BR, apesar de todas as dificuldades.
Você está focando no ponto errado.
Ninguém liga para o Brasil no sentido que uma pressão de compra no Par BTC/BRL NÃO vai mover o mercado (no máximo vai ser arbitrado). Mas uma pressão no BTC/USDT mais liquido de todo o mercado vai ABSOLUTAMENTE mover todos os outros mercados satélites (como o nosso).
A Binance liga para o brasileiro no sentido de lhes oferecer produtos e ganhar mais volume no mercado mais consolidado (todo trader sério usa o par USDT ou similar), algo bem diferente do que eu quis dizer.
Acho q o ponto não é mover o preço do bitcoin no par btc/brl. O volume necessário seria muito grande. Ainda existem robôs que iriam operar para "normalizar" isso rapidamente.
Mas o par btc/brl vai contribuir para o volume total da corretora, gerando mais lucros para a mesma. E tem muito dinheiro no Brasil (embora lógico que menos do que eua e china, mas diria que existe muito mais dinheiro aqui do que em Portugal ou países pequenos isolados)
Existem tb questões tributárias envolvidas, que podem fazer as pessoas preferirem operar na sua moeda local. Por exemplo, se vc operar em btc/usdt vai ter que pagar imposto do mesmo jeito do q operando no par btc /brl. Então uma corretora oferecer btc/brl pode sair na frente, ainda mais pq o imposto é pago em reais.
O par btc/eur tb não"move" o preço sozinho, e nem por isso perde a importância.
Hj em dia praticamente não existe spread se vc negociar btc/usdt ou btc/brl ou btc/eur .
Eu diria que o preço se move junto em todos os pares, não existe um par puxando o outro mais. Até acontecia isso antigamente, mas pelo menos aqui no Brasil isso já não ocorre mais.
Deve ocorrer só em países muito reprimidos, tipo Turquia ou Zimbábue que tem poucas corretoras, exchanges proibidas e tal. Daí a negociação no par local acaba virando outra bem desconectado dos outros pares.
E como falei, só a xp tem quase 1 trilhao de reais sob custódia (200 bi usd)
1% disso indo pra cripto seriam 2bi usd. É bastante grana.
O sucesso dos etf no Brasil já mostra o tanto de grana que dá pra fazer por aqui:
https://www.infomoney.com.br/onde-investir/hash11-faz-1-ano-e-pode-virar-maior-etf-do-mercado-em-2023-aponta-ceo-da-hashdex/HASH11 faz 1 ano e pode virar maior ETF do mercado em 2023, aponta CEO da Hashdex
Em um ano, base de cotistas do ETF de criptomoedas se quintuplicou; Hashdex prepara dois novos lançamentos, um deles estreia em maio