Joker, nesse exemplo que tu citou, pode falar mais sobre?
O acordo era os chineses criarem infra, certo? E o que foi essa ''construção mais ou menos''?
Pois é. Imagino que os chineses são uma empresa privada contratada para construir a infraestrutura e ir embora. Não entendi qual o problema nisso.
Provavelmente os angolanos não tme maquinario, know how, mão de capacitada etc pra fazer... os chineses fazem melhor e mais barato, não pq tem condições piores de trabalho mas pq tem mais experiência nisso. A infraestrutura chinesa está entre as maiores e melhores do mundo.
O problema não é eles chegarem, construir e ir embora. É deixar as coisas sem estarem totalmente finalizadas e depois por falta desse know how, não ser fácil finalizar.
Isso já ocorreu há 10 anos atras, por cá falou-se um pouco disso na época, por relações próximas com Angola. E também junto de alguns amigos que são de Angola, e partilham um pouco o que aconteceu. Claro que no fundo, a corrupção no governo foi a principal causa.
Alegadamente, o negocio seria a projeção e construção dessas infraestruturas, e ao mesmo tempo o trabalho "duro" era feito por locais, numa forma de gerar emprego. Mas, isso não aconteceu, e muitas das infraestruturas acabaram por não ficar completas - talvez até por culpa do governo. No final, a população acabou por não beneficiar grande coisa com essas infraestruturas.
Agora não consigo encontrar muitas noticias sobre o tema (até porque acabam por ser ofuscadas com novas noticias dos investimentos maravilha), mas notem esta:
https://www.dw.com/pt-002/neg%C3%B3cios-da-china-com-cunho-angolano/a-6648933