fica bem pior que isso
já te pediram para cadastrar biometria facial em algum prédio comercial que você teve que ir?
normalmente te pedem apenas uma foto
depois seu rosto libera a entrada numa catraca
nunca vi a política de privacidade e uso de dados de nenhuma dessas catracas, que dúvida você tem que esses dados podem ser vazados ou comprados?
Já cheguei a ir em dois lugares diferentes em que pela interface dava pra ver que foi o mesmo sistema, talvez até a mesma empresa que fez a configuração...
só eu acho isso absurdamente bizarro?
Bizzaro eu não acho, mas anti-ético por coletarem essa informação sem que ao menos você preencha aquele "formulário padrão da LGPD" isso é.
Porque eu penso assim? Porque a biometria está cada vez mais presente em tudo quanto é lugar... no meu prédio eu não entro mais com chave, é só validação facial.
Academia... tem alguma que ainda utiliza cartão ou controle manual? Não... é tudo pela digital.
Vai no cartório, em uma locadora de carros ou qualquer outro lugar que lide com valor ou dados mais críticos? Eles te pedem a foto para depois se resguardarem de que você era você mesmo que foi lá.
E seja como for, hoje em dia tem câmeras co mpreço muito acessível que colhem a biometria de todo mundo que entra em um prédio... se uma pessoa fizer algo de errado o sistema consegue saber todas as vezes que ela entrou e saiu no passado... e nós sequer sabemos disso pois o máximo que vai ter é uma plaquinha de "sorria, você está sendo filmado"
Enfim... sou à favor do uso correto da biometria, mas com consentimento, é claro, pois se bem implementada é difícil de ser burlada, então se eu sofrer um golpe em um lugar onde eles sempre coletam a foto do cliente, fica fácil eu provar que aquela pessoa não sou eu.