Um
artigo da CoinTelegraph reportou um
estudo realizado pelo Rhythm indicando que 64% dos supply em circulação do BTC não são movidos há mais de um ano - mesmo com a última escalada em meados de março (e que acabou motivando um
estudo semelhante na época, mas que apontava para um lock de ~60%):
Quem já deu uma conferida na
votação que tivemos por aqui para o lema do BTC? "Seja o seu próprio banco" também significa que você pode definir de que forma operar sobre os seus fundos. Penso que no modelo atual, mesmo que implementadas soluções que viabilizem uma velocidade incremental e maior escalabilidade do fluxo de transações - dando mais vazão à sua adoção como método de pagamento - o conceito de reserva de valor deve se manter sobre uma parcela considerável do supply.
Você se considera um hodler? Alguém com perspectivas de longo termo para nossa pequenina grande moeda? Eu, como já coloquei em algumas oportunidades, sou um hodler natural... e grande parte do meu BTC aguarda pacientemente até o dia em que alcançará, como já diria McAfee
, seus US$1.000.000 - utópico? Bom, até referenciando o
tópico do @Lucasgabd sobre o tema, nem tanto. Se o ouro já
conseguiu 10.000% ao longo do tempo (ref. mais conservadora), não possui uma reserva verdadeiramente definida e ainda está em uptrend, por que o mesmo não pode acontecer com o a moeda do tio satoshi que, além disso, tem um alcance/facilidade de acesso infinitamente maior - modelo que também pode ser aplicado para a maioria dos mercados secundários?
A realidade, no entanto, é que estamos aqui falando de uma equiparação de proporções que, sinceramente, não podem ser confrontadas. Imagino que os metais preciosos sempre terão seu lugar ao sol, assim como as criptos... a forma como o volume financeiro se distribuirá entre eles é a única incógnita.