Posso dizer por experiência que o que o povo venezuelano está sofrendo, não está escrito. Tenho um amigo que conseguiu sair do país, fugido mas conseguiu. Se estabeleceu na Argentina e, felizmente, está muito bem! Ele e os irmãos pulverizaram os países vizinhos (+ Austrália) e estão ajudando a mãe a se manter - esta ainda na terra da inflação embasbacante.
Aliás, para quem não viu, o fotógrafo
Carlos Garcia Rawlins quis dar imagem à proporção inflacionária sobre os bolívares mostrando
quanto efetivamente custavam alguns itens básicos por lá no final de 2018:
- 2.600.000 bolívares por um rolo de papel higiênico
- 3.000.000 bolívares por um lote de cenouras
- 2.500.000 bolívares por um 1kg de arroz
- 3.500.000 bolívares por um um pacote de absorventes
- 5.000.000 bolívares por um 1kg de tomate
- 7.500.000 bolívares por um 1kg de queijo
- 8.00.000 bolívares por um um pacote de fraldas
- 9.500.000 bolívares por um 1kg de carne
Mas não fiquem tristes, há alguns dias nossos amigos tiveram um
aumento de 66,66% no salário mínimo, atingindo a bagatela de US$3,71!!
É triste ver como líderes incautos podem levar seu povo a uma situação tão deplorável, quando efetivamente para eles
usualmente nada muda.
Desculpe o post longo e de certa forma off-topic... mas certos assuntos merecem destaque e nos ajudam a ter um melhor entendimento e dar a verdadeira proporção aos nossos problemas. Todos enfrentamos situações adversas, o país não está em seus melhores momentos, mas a máxima de que poderia ser pior se mostra mais do que plausível em uma situação como essa. Torço para que jamais cheguemos a este patamar... se nós, com nossa força territorial e econômica, já teríamos extrema dificuldade de nos reerguer, imaginem países de menor expressão.
Voltando ao assunto do tópico, acho que a iniciativa foi muito mais pra aproveitar a onda de fuga para as criptos do que um retorno propriamente dito. Intermediários que detenham a responsabilidade de efetuar a tx mesmo sem as confirmações, estão totalmente suscetíveis às mudanças súbitas do mercado. Estamos falando de itens com valores não tão exorbitantes, mas que talvez cruzassem um certo limite dependendo da quantidade. Alguém sabe se a solução tem algum limite para operação?
Pelo que pude pesquisar, a CryptoBuyer tem
seu próprio token mas que ainda não viu a luz do dia nas exchanges. Pelo que consta no report acima, uma IEO foi executada e apenas 11% do especificado foi captado. Mas ao menos no terreno de parcerias houve um avanço bacana - de acordo com o site oficial, existe um acordo com o Mercado Livre também, além do BK.
Toda solução (idônea) que tenha por objetivo abrir o leque na adoção das criptos merece uma força, mas enquanto a instituição responsável pelos pagamentos se tornar um agente custodiante assumindo os riscos das alterações abruptas de valor, aos meus olhos acaba por se tornar uma frente não sustentável/escalonável. Espero que não enfrentem um cenário apocalíptico com um grande valor em trânsito, isso pode realmente colocar o projeto como um todo na beira do precipício.