Gostei do artigo, e queria até aproveitar para perguntar quais sao os sites mais confiaveis para analizar os indices de inflaçao verdadeira.
Me refiro ao fato que muitas vezes a pessoa olha dado oficial que fala 3% ao ano, mas a gasolina passa de 4 a 4,20 por litro no mesmo periodo (sendo a inflaçao "verdadeira" do 5%)
Então, não existe bem um site "confiável", há vários índices de inflação que não são calculados pelo governo como o
IPC-br ou o
IGP-M que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Acontece que o preço da gasolina sobe 5% e ele tem um peso X no índice, porém outro item cai 2% e ele tem um peso X+10, isso mexe no índice, alguns produtos tem mais peso pois o calculo não é feito com uma média, e sim uma média ponderada pelo peso de cada item, daí fica estranho a gasolina subir 5% num ano e a inflação ser só 3%, mas o governo também pode estar mentindo para baixo o índice de inflação.
bom, segundo os Austriacos a distribuição de riqueza deveria ser realizada de forma voluntária dos mais ricos pros mais pobres, o que a gente sabe que se depender de boa vontade não vai acontecer nunca.
ainda assim, o governo costuma ser bem ineficiente pra distribuir também.
anarquia, quem sabe um dia...
mas acho que divaguei no tópico principal um pouco.
é que tipo, os austríacos são muito de defender trocas voluntárias e voluntárismo, consenso, etc.
então tipo, o socialismo quer usar o estamento burocrático estatal para tomar tudo dos ricos e dar aos pobres, como se isso fosse melhorar a vida dos pobres (não vai, e todos vão ficar pobres), ou usar de políticas de redistribuição de renda (o que também não ajuda)... essas políticas são vão causar um aumento no tamanho do estado e mais pessoas vão ficar pobres.
Os austríacos defendem que; se você é um socialista e quer redistribuir renda, comece com a sua, dê o SEU dinheiro voluntariamente... isso ninguém faz kkkkkk
creio que uma anarquia / anarcocapitalismo seria uma boa experiência, uma vez que não tivermos o estado nos cobrando impostos quem sabe os pobres possam prosperar? pé reflexivo, apesar de nunca tentado.