concordo
mas me parece que esse caso foi algo muito mais específico, os caras não iam arriscar invadir a casa de alguém sem saber com certeza que a pessoa tinha dinheiro
imagina, tem muita gente que segue a paradigma nas redes sociais por exemplo, a distribuição de grana dos seguidores provavelmente segue uma curva de sino ou alguma variação de curva de sino
com a maioria dos holders com um balanço médio (quanto é esse balanço, não sei, talvez entre mil e 10 mil reais?) que não valeria a pena o risco de um sequestro, e poucos holders (algumas centenas? talvez milhares?) com milhões em crypto
é um jogo de números, mas só olhando posts nas redes sociais não tem como saber se uma pessoa tem muito dinheiro ou não.
seguindo nesse papo macabro, mas curioso
qual o ponto da virada que faz com que uma pessoa com más intenções decida planejar um sequestro?
100k? 1 milhão de reais (10 btc hoje)?
50k já seria o suficiente pra essa escória se arriscar a ser presa ou morta em troca de tentar roubar dinheiro?
vai saber...
Vamos tentar fazer uma "investigação rápida" e levantar algumas hipóteses sobre o caso em questão:
Os ladrões sabiam que o cara tinha exatamente uma Wallet Trezor Model T. Engenharia Social até é possível, mas como saberiam que o sujeito teria 15 BTCs nessa wallet ? Ninguém divulga valores em rede social. Os bandidos chutaram que o valor poderia ser alto ? Não acredito, bandido organizado na maioria dos casos vai na certeza. Uma hipótese muito baixa.
Outra hipótese: O cara é p2p e trabalha com criptomoedas. Pode até ser, mas como saberiam o modelo da wallet? Hipótese Pouco Provável.
O cara transacionou com algum p2p ou com suporte de excharge e "acidentalmente" relatou o modelo de wallet que possuia. Hipótese Provável.
O cara tem amigos(da onça) que sabiam que ele tinha tal wallet e valores altos guardados nela e passaram "a fita" para a bandidagem. Hipótese Provável.
Vazamento de dados do computador(alguém acessou a declaração dele no aparelho), do contador(caso ele contrate alguém para fazer sua declaração) ou ainda da própria RFB(vazamento de dados). Não se esqueçam que agora, além do saldo em criptomoedas e onde estão custodiadas, você ainda tem que fornecer o modelo de wallet onde suas criptomoedas estão custodiadas, caso elas estejam em sua posse. Hipótese provável.
Então, a polícia terá várias linhas de investigação. Os dados da Exchanges podem até ajudar, mas na maioria dos casos são de contas de "laranjas".
Investigação trabalhosa, mas que dá para chegar na autoria.