Acabei de ver essa (PESSIMA) noticia há alguns minutos atrás e gostaria de compartilhar!
Infelizmente a Petrobras acabou de anunciar um aumento nessa sexta feira bem significativo no valor do combustível.
Gasolina terá um aumento de ~ 18,77% e o Diesel terá um aumento de ~ 25%
...
Olha, não sei se de fato esse aumento tem uma relação direta com a Russia, pois esse pais vem sofrendo com diversas sanções, inclusive, na comercialização do petróleo.
Pessoalmente, não acho essa notícia péssima não.
A opção seria a Petrobras gastar o dinheiro dela para financiar a sua gasolina. Voce acha isso certo? Isso foi feito no passado pelo governo Dilma, e não deu certo. Isso foi feito também na Venezuela, e a PDVSA quebrou (uma das maiores empresas de petróleo do mundo ).
Liberalismo é isso. Reduzir o estado nas nossas vidas implica em vivermos as flutuações do mercado, entre outras coisas. Está ocorrendo uma guerra de escala continental, isso afetou o preço do petróleo e é natural que quem use o petróleo tenha que pagar mais por ele. Afinal, agora que a Rússia não está mais exportante petróleo, ele é um bem mais raro e por isso deve ser economizado.
O lucro das empresas é um equilíbrio delicado que deve ser respeitado. Lógico que eu não gosto que a gasolina aumente, mas a opção é pior.
Quando falamos em reforma da previdência (que eu sou a fazer), não é que eu quero reduzir a aposentadoria dos servidores. É pq isso é necessário. Se o estado for pagar por tudo em nossas vidas, um dia chegaremos a triste conclusão de que o estado é financiado por nós mesmos. Isso só vai, no final, gerar mais impostos no médio prazo para termos um benefício no curtíssimo prazo.
Então, botar o estado para pagar a gasolina vai gerar ineficiências na economia (fazendo as pessoas andarem mais de carro por exemplo, num momento que o petroléo é raro e ele deveria ser economizado), impedindo o desenvolvimento de fontes alternativas (por exemplo), e gerando mais impostos para pagar essa gasolina e por aí vai.
De repente, momentos como esse, criam um ambiente favorável para o desenvolvimento das fontes alternativas de energia. E se a petrobras segurasse o preço, essa oportunidade seria perdida.