Tokens atrelados a Ativos, a Próxima Etapa do Sistema Financeiro DescentralizadoO valor total dos ativos no mundo é estimado em mais de US$ 250 trilhões. Todos os dias, pessoas de todo o mundo investem nesses ativos. No entanto, os processos usados para negociá-los estão frequentemente desatualizados e podem ser mais eficientes. As transações levam um tempo considerável para serem concluídas e podem incluir burocracia, intermediários e limitações geográficas.
Enquanto os cartões de crédito e débito permitem que o dinheiro mude de mãos digitalmente, eles ainda dependem de autoridades centrais, como bancos. Além disso, os usuários estão sujeitos a altas taxas de transação, especialmente entre fronteiras. É quando a tokenização dos ativos mais as vantagens da blockchain vêm para salvar o dia, facilitando esses processos para os investidores.
A tokenização é essencialmente o processo de representar ativos do mundo real na blockchain usando tokens digitais. Permite que os direitos de propriedade e os benefícios sejam transmitidos e negociados em plataformas digitais, o que permite reduzir a carga de papelada e manter uma manutenção de registros mais confiável.
Não é coincidência que muitos especialistas concordem que os tokens apoiados por ativos são o próximo passo no sistema financeiro descentralizado.
Assim, tokenizar os ativos tornam-se mais atraentes para os investidores, devido aos benefícios concedidos pela tecnologia blockchain, como a transparência, a efetividade, a redução da presença de intermediários, a velocidade e a possibilidade de dividir os tokens em frações, entre outros.
Dessa forma, os investidores têm mais acesso a ativos do mundo real, mesmo àqueles que são difíceis de encontrar, como pedras preciosas, e mantêm um valor real mantendo os tokens, além de ter uma maior confiança ao tomar uma decisão de investimento. É por isso que não é coincidência que muitos especialistas concordem que os tokens atrelados a ativos são o próximo passo no sistema financeiro descentralizado.
GEMERA e a tokenização das esmeraldas colombianasA GEMERA é um bom exemplo dessa nova tendência de tokenização de ativos. Este projeto tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da esmeralda colombiana, conectando mais diretamente os produtores e os investidores através da emissão de cripto-tokens apoiados por esmeraldas colombianas.
Dessa forma, é possível eliminar intermediários e procedimentos, o que permite ao produtor obter mais lucro com a venda do produto, e ao investidor manter um token gerenciado por blockchain que representa o valor das esmeraldas, com o benefício adicional de que ele pode ser usado como reserva de valor, negociado em exchanges ou resgatado pelas próprias esmeraldas que eles representam.
Em outras palavras, a GEMERA é um projeto de tokenização que transformará a indústria colombiana de esmeraldas para melhor e fornecerá aos investidores uma maneira mais democrática, transparente e acessível de investir em um bem escasso e desejado, como a mítica pedra verde.
Confira o artigo em inglês publicado no
Medium.