Por que os criadores precisam de novas formas de monetizarComo usuários de mídia social, consumimos regularmente grandes quantidades do que achamos ser conteúdo "gratuito". Inconscientemente, negligenciamos o fato de que não é realmente gratuito e que tudo tem um custo para os consumidores de conteúdo e especialmente os criadores de conteúdo. É uma falha notável no panorama atual das mídias sociais: o conteúdo gratuito que consumimos, que nos traz entretenimento, informações e perspectivas, às custas dos criadores de conteúdo por trás dele. Por outro lado, como consumidores, pagamos o preço com nossa privacidade e dados diretamente para os gigantes das mídias sociais de hoje, como YouTube e Facebook, que aproveitam a publicidade. Isso deixa os criadores de conteúdo com uma compensação injusta e com muitas limitações para que eles possam monetizar.
Atualmente, plataformas como o YouTube permitem que os criadores de conteúdo monetizem anúncios, mas há vários requisitos e políticas de segurança de marca que precisam ser seguidos para se qualificar. Um criador de conteúdo precisaria ter um número substancial de visualizações para ganhar dinheiro. De acordo com a devumi.com, os usuários médios ganham cerca de US$ 300,00 por 150.000 visualizações no YouTube. Isso deixa de fora talentosos criadores de conteúdo que atendem a pequenos nichos com seguidores leais. O patrocínio corporativo é outra alternativa comum para monetização de conteúdo em plataformas de mídia social. No entanto, isso pode apresentar limitações aos criadores de conteúdo, pois pode afetar negativamente a fidelidade do espectador se tais parcerias não se adequarem à sua marca ou se o conteúdo patrocinado aparecer como mera propaganda. Esse tipo de monetização também exige muito mais esforço, pois todo o processo não pode ser feito diretamente nas plataformas de mídia social.
A REOS está sendo construída porque existe uma necessidade urgente de um sistema de validação que garanta a veracidade do conteúdo e porque acreditamos que os criadores de conteúdo e os contribuidores valiosos para as plataformas de mídia social devem ser justamente recompensados. Na plataforma REOS, não há requisitos mínimos de visualização impostos para gerar uma pequena fração da receita de publicidade. Fazemos a ponte entre os consumidores e as marcas com os criadores de conteúdo, para que a monetização possa acontecer diretamente entre as duas partes envolvidas na transação sem um intermediário. Por exemplo, os DApps criados na plataforma REOS podem permitir que os consumidores usem tokens REOS para criar conteúdo de presente, licenciar conteúdo, comprar produtos de marca e até mesmo apoiar projetos significativos de criação de conteúdo, contribuindo para uma campanha de crowdfunding.
O uso de tokens como uma forma de permitir transações de pagamento micro também permite que os criadores de conteúdo otimizem seus ganhos. Na comunidade REOS, os consumidores têm o poder de determinar o valor do conteúdo. Usar o REOS para pagar licenças de conteúdo significaria que as economias de custo do portal de pagamento e das taxas de cartão de crédito seriam repassadas aos criadores de conteúdo. Isso também permite que pequenos parceiros de distribuição de conteúdo que estejam construindo Dapps na REOS tenham mais elasticidade de preço.
A REOS altera o jogo de mídia social para todos os membros do ecossistema da plataforma, oferecendo novas formas de monetização e interação de conteúdo.
Confira o artigo em inglês publicado no
Medium.