Como 5G irá mudar os dispositivos e serviços de realidade aumentada
Cada geração de comunicação móvel dá um novo impulso em tecnologias móveis, amplia a gama de serviços e formatos de conteúdo disponíveis para nós. Previamos algumas inovações, outras foram inesperadas.
É difícil imaginar como o mundo da tecnologia mudará em 3-6 anos, mas podemos dizer com certeza o seguinte: 5G com suas velocidades de transferência de dados terão um impacto profundo na nossa percepção de informação e libertará toda a gama de nossa criatividade . E isso é exatamente o que é necessário para o desenvolvimento da realidade aumentada.
As principais vantagens das redes de quinta geração para o mercado de AR são formuladas com precisão pelo representante da Qualcomm Pat Lawlor. É e Extreme Mobile Broadband, xMBB para a transmissão de conteúdo "pesado", com alta velocidade estável - superior a 10 Gbit/s, e com a redução do atraso da transmissão de dados até 1 ms. Ou seja, com 5G, poderemos transmitir mais dados por unidade de tempo a uma velocidade estável alta, enquanto a resposta às nossas ações e mudanças no ambiente se tornará instantânea.
Vamos falar sobre os casos principais, nos quais é útil.
Criando óculos AR com uso aprofundado da computação em nuvemEm outubro de 2017, Tim Cook, chefe da Apple, negou rumores sobre o desenvolvimento de óculos AR, dizendo que não há tecnologias adequadas para esse tipo de desenvolvimento a ser feito. Ele explicou que uma nova qualidade da tela com um amplo campo de visão é necessária, bem como a miniaturização de dispositivos, caso contrário, o usuário terá que colocar eletroeletrônicos pesados na cabeça, o que é extremamente inconveniente. Olhe para o smartphone - obviamente, não quer usar um dispositivo tão grande e pesado no seu rosto, e seu poder de processamento ainda não é suficiente para a integração realista de objetos virtuais no ambiente real.
O fator da forma do smartphone já foi desenvolvido e conseguiu um equilíbrio ótimo entre conveniência, funcionalidade e aparência. Os óculos AR têm que seguir isso quase do zero. Para otimizar, eles terão que se livrar da maioria dos recursos de informática integrados, confiando em receber dados de serviços da nuvem. Para fazer isso, todas as vantagens listadas do 5G serão necessárias, e especialmente - a estabilidade da comunicação e a uniformidade da cobertura, o que evitará interrupções ao trabalhar com aplicativos.
Usando realidade aumentada em smartphones e tablets clássicosClaro, os óculos são o dispositivo ideal para visualizar o conteúdo de AR, mas eles ainda precisam "crescer" no estágio de consumo de massa. Hoje, a ferramenta AR mais eficaz do ponto de vista da experiência do usuário é claramente o smartphone.
Então, como a comunicação de quinta geração afetará os smartphones?1) Os smartphones podem se tornar módulos de computação móvel para óculos ultra-leves e simples. Neste cenário, os óculos, em certo sentido, substituirão fones de ouvido de áudio Bluetooth.
2) Aumentar a taxa de transferência de dados, finalmente, nos salvará de downloads irritantes. Por causa deles, muitos usuários abandonam o modo de realidade aumentada em aplicativos de navegação e jogos. O mesmo se aplica ao carregamento de gráficos 3D dinâmicos, que, devido a uma conexão "ruim", não é estável e destrói o efeito de imersão do usuário em conteúdo 3D.
3) O problema da falta de espaço livre irá diminuir. Novos algoritmos para armazenar dados de mídia desempenharão um papel significativo aqui, mas também a comunicação móvel rápida e estável permitirá que você simplesmente armazene mais conteúdo na nuvem.
4) Finalmente, os aplicativos AR deixarão de absorver a carga da bateria com apetite voraz, uma vez que muitos cálculos serão implementados no lado dos servidores, liberando os processadores de bordo. O último pode ser menos afetado pelos produtos da Apple, cuja filosofia assume a otimização máxima dos cálculos no dispositivo final. O consumo de bateria também diminuirá devido à otimização do próprio equipamento 5G, como modems para eletrônicos móveis.
Leia mais aqui https://medium.com/@arcona/how-5g-will-change-the-augmented-reality-devices-and-services-13476351541d