KYC ou "Know Your Customer" é um processo de identificação do cliente, e é um processo baseado em Procedimento Operacional Padrão em várias entidades, especialmente diretamente envolvendo finanças para descobrir os antecedentes, recursos de receita e ativos financeiros dos clientes. Normalmente, é a exigência do Banco Central do país para os bancos executarem o processo KYC antes da abertura da conta.
Da mesma forma, AML ou "Anti Lavagem de Dinheiro" é um termo usado por indústrias financeiras e jurídicas para descrever o controle legal que envolve organização financeira/econômica e outras entidades delimitadas para evitar, perceber e relatar ativos de lavagem de dinheiro. Em outras palavras, as Entidades são obrigadas a ser atenciosas para que apenas o dinheiro ganho através de meios legais possa circular na economia.
KYC & AML estão relacionados entre si porque se qualquer instituição financeira não seguir o procedimento KYC corretamente ou não ficar de olho em transações suspeitas, a lavagem de dinheiro se tornará fácil nos setores financeiros.
Pode-se concluir que os processos acima foram planejados para detectar o dinheiro sujo e as pessoas por trás deles. Mas, infelizmente, nosso sistema convencional quase falhou em identificá-lo, e bilhões de dólares que entram na economia por meio de recursos ilegais não são detectados.
A atmosfera Blockchain pode vir a ser a substituição do sistema existente e levou a verificação do cliente para o próximo nível. Como todas as transações serão processadas através de uma única rede descentralizada e todas as transações são arbitrariamente revisadas por milhões de nós, portanto, inserir o dinheiro sujo na rede se tornará uma tarefa muito difícil e arriscada.
A InsCoin, como a primeira Plataforma de Seguros da rede BlockChain operando através de seus próprios tokens, conduziu inicialmente processos rigorosos de "Conheça seu Cliente" antes mesmo da ICO e venda de tokens para que apenas as pessoas justas se juntem à plataforma e se tornem seguradas. E se essa plataforma for adotada por todas as indústrias para fins de seguro e, portanto, atividades fraudulentas se tornarão raras, quase zero.
Como o processo de KYC na InsCoin é diferente do KYC convencional. Bem convencionalmente, os dados do processo de KYC & Cliente tornam-se parte do registro e não estão bem integrados ao sistema para monitorar cada transação. Mas com o ambiente de criptomoeda e os tokens InsCoin, os dados do cliente afetarão todas as transações de acordo com seus IDs pessoais, balancetes financeiros, dados do Visa, endereço privado, faturas de serviços e muitas outras informações já fornecidas e verificadas.
O financiamento arrecadado e circulado na economia transparente no sistema convencional através dos recursos negros poderia ter sido usado até para financiamento do terrorismo. O exemplo da InsCoin pode ser tomado de tal forma que se uma pessoa assalariada de baixa escala se aproxima da empresa para uma política de prêmio muito alto que ele não pode arcar com o pagamento da apólice será detectado pela incrível rede Blockchain e pela transação será relatado como suspeito. Da mesma forma, os provedores de seguros também são monitorados pela rede Blockchain e não podem evitar suas políticas divulgadas para reivindicações.
Confira o artigo em inglês publicado no Medium.